Critérios de Seleção para o Campeonato da Europa de Corta-Mato 
Chia (Itália) , 11 de dezembro de 2016

A participação nas principais provas de Seleção em Corta-mato, não é visto como um fim em si. A integração de atletas na seleção em provas de corta-mato pressupõe que esses atletas apostam nas provas do programa olímpico como objetivo principal da sua carreira desportiva.

 

Os três corta-matos de observação são o Corta-mato da Amora (a 6 de Novembro), o Corta-mato de Barcelos (a 13 de Novembro) e o Corta-mato de Torres Vedras (20 de Novembro).   

 

1. Poderão ser selecionados de 1 até 5 atletas por escalão (júnior, sub-23 e sénior). A seleção será feita com base num único momento de observação, de acordo com as classificações obtidas nas seguintes provas:

  • Corta-mato da Amora (Juniores, masculinos e femininos);
  • Corta-mato de Barcelos (Sub23, masculinos e femininos);
  • Corta-mato de Torres Vedras (Seniores, masculinos e femininos).
     

 2. A seleção final de cada escalão será feita com base no nível de rendimento demonstrado pelos atletas nos momentos de observação, juntamente com a expetativa de rendimento para as provas de pista (principalmente provas internacionais dos respetivos escalões). A seleção em cada escalão será efetuada com base nos atletas inseridos no Plano de Apoio ao Alto Rendimento (PAR).

 

3. Tendo por base o rendimento desportivo demonstrado na época de 2016 (marca de qualificação para provas internacionais), foram pré-selecionados e selecionados um conjunto de atletas. Afim de confirmar a seleção, os atletas pré-selecionados terão que participar nas provas de seleção demonstrando aí o seu estado de forma. Os atletas selecionados ficam dispensados de participar nas provas de seleção.

 

Listagem dos atletas selecionados e pré-selecionados

Atletas selecionados
Dulce Félix - Seniores femininos
Salomé Rocha - Seniores femininos

 

Atletas pré-selecionados

Sara Catarina Ribeiro - Seniores femininos
André Pereira - Sub23 masculinos
Ruben Pessoa - Sub23 masculinos
Luis Miguel Borges - Sub23 masculinos
Sónia Ferreira - Sub23 femininos
Filipe Fialho - Juniores masculinos
 

4. Os atletas Juniores e Sub23 selecionados para o Campeonato da Europa de Corta-mato competirão no dia 27 de Novembro em Espanha (Alcobendas) entrando em seguida em estágio de 27 de Novembro a 4 de Dezembro de 2016. Os atletas seniores também serão convocados para estágio, sendo obrigatória a presença de todos atletas selecionados.

Qualquer impedimento que comprometa a participação no estágio ou no Campeonato da Europa de Corta-mato, terá de ser avaliado pelos responsáveis da FPA.

5. Os atletas selecionados para representar Portugal no Campeonato da Europa de Corta Mato não poderão competir entre o dia 28 de Novembro e o dia 10 de Dezembro.

 

A constituição da seleção será divulgada até 24 de Novembro de 2016.


Responsável Técnico: António Graça