O Sporting conseguiu este domingo, em Mira, um feito histórico no Atletismo, conquistando a Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato tanto em femininos como em masculinos, proeza alcançada pela terceira vez na história da competição, com as duas anteriores a pertencerem a também a um clube português, o Maratona Clube de Portugal.
 

Em femininos, a formação de Alvalade apresentou uma das mais fortes equipas dos últimos tempos, que incluia Jessica Augusto e Sara Moreira, duas atletas habituadas a grandes palcos internacionais que acabaram por liderar a equipa feminina do Sporting ao seu primeiro título europeu de corta-mato, vencendo com 22 pontos. Jessica Augusto terminou na segunda posição, Sara Moreira na quinta, Inês Monteiro na sétima e Svetlana Kudzelich na oitava. Fora das contas para a classificação coletiva ficaram Sara Catarina Ribeiro, em décimo, e Carla Salomé Rocha, em décimo segundo, ambas também com uma excelente prestação em Mira.


O Bilbao Atletismo Santutxo de Espanha foi segundo coletivamente, com 31 pontos, enquanto o terceiro lugar do pódio foi para as turcas de Bursa Buyuksehir, com 55 pontos.


Em masculinos o Sporting conquistou o seu 15º título, o último tinha sido em 1994. A formação de Alvalade somou 25 pontos com David Kiplagat a vencer, seguindo-se Rui Pedro Silva em sexto, Rui Teixeira em sétimo e Licínio Pimentel a fechar as contas da colectiva na décima primeira posição. Bruno Albuquerque foi vigésimo e Alberto Paulo não concluiu a prova.


Em segundo lugar ficaram os belgas do Olympic Essenbeek com 40 pontos, com os espanhóis do Atletismo Bikila a fecharem o pódio, com 74 pontos.


Em juniores, o Benfica foi segundo classificado em masculinos com 36 pontos, apenas a seis dos espanhóis do Playas de Castellon, vencedores coletivos com 30 pontos. Vasco Vilaça foi o melhor atleta da formação da Luz, terminando a prova na quinta posição. Isaac Nader em novo, Alexandre Figueiredo em décimo fecharam as contas da equipa.
 

Também em juniores mas no setor feminino, o Sporting foi sexto classificado com 60 pontos, numa prova ganha pelas turcas do Fenerbahçe com 18 pontos. Individualmente pontuaram para as leoas Beatriz Rodrigues em décimo, Laura Taborda em vigésimo e Edna Vidigal em trigésimo.


Resultados completos  

 

Partilhe!