Miguel Paim Marques apurou-se na manhã desta quinta-feira, 13 de julho, para a final do Salto em Comprimento do Campeonato da Europa de Sub23, competição que decorre a partir de hoje e até ao próximo domingo, em Bydgoszcz, na Polónia.

 

Miguel saltou 7.58 metros na qualificação, marca que lhe permite estar entre os 12 finalistas do Europeu de Sub23. Também no Salto em Comprimento, Ivo Tavares foi 17º classificado no conjunto dos dois grupos de qualificação, com 7.51 metros, a apenas 7 centímetros dos lugares de repescagem para a final.

 

Nos 100 metros, os três portugueses que participaram na primeira ronda seguem para as meias-finais. Rafael Jorge foi o primeiro a conseguir a qualificação, apurado diretamente depois de ter sido terceiro classificado na terceira corrida da ronda inaugural com 10.59 segundos. Apesar de não terem ficado nos três primeiros lugares da sua corrida, classificação que dava acesso direto às meias-finais, José Lopes com 10.54 segundos e Ricardo Pereira com 10.62 segundos ficaram entre os 6 mais rápidos dos não qualificados por lugar, conseguindo também a passagem às meias-finais. Pela primeira vez, Portugal coloca três atletas nas meias-finais dos 100 metros do Europeu de Sub23.

 

Na primeira jornada, Rafaela Vitorino iniciou a sua participação no Heptatlo, registando 14.89 segundos nos 100 metros barreiras e 1.72 metros no salto em altura. No final de duas das sete provas do Heptatlo, Rafaela Vitorino segue na 22ª posição com 1735 pontos.

 

Ainda na primeira jornada, Miguel Carreira foi 26º classificado na qualificação do Lançamento do Martelo com 60.39 metros.

 

Os Europeus de Sub23 prosseguem na tarde de hoje para as cores portuguesas com Rafaela Vitorino no Heptatlo, Evelise Veiga e Ana Oliveira na qualificação do Triplo Salto feminino, Salomé Afonso nas eliminatórias dos 800 metros femininos, Juliana Pereira e Ophélie de Oliveira na qualificação do Lançamento do Disco feminino, Miguel Lopes Marques na final dos 10000 metros e a fechar a jornada os três velocistas portugueses José Lopes, Rafael Jorge e Ricardo Pereira voltam a entrar em acção, desta feita na meia-final dos 100 metros.