A Revista Atletismo, vai realizar um ciclo de conferências com vista a ouvir e debater com especialistas os temas mais atuais do desporto mundial e simultaneamente nacional. A primeira conferência deste ciclo tem como tema “Hiperandrogenismo e o Doping Genético” que conta com a presença de:
 

    •    Professor Doutor. Luís Horta, médico, ex-Presidente da Autoridade Antidopagem de Portugal, foi consultor da Autoridade Antidopagem brasileira, é atualmente especialista em medecina física de reabilitação física no Grupo Hospitalar Lisboa Central.


Atletas com Hiperandrogenismo – A verdade desportiva está em causa?


O hiperandrogenismo representa uma situação clinica caracterizada por um aumento da produção das hormonas sexuais masculinas como a Testosterona. Esta condição levantou e continua a levantar uma enorme controvérsia na comunidade científica e na comunidade desportiva em geral. Os casos das atletas Caster Semenya e  Dutee Chand trouxeram este debate para a opinião pública. 
 

O hiperandroginismo aumenta na realidade o rendimento desportivo nas atletas? As restrições impostas para que estas atletas possam competir ferem princípios fundamentais em termos de Direitos Humanos? A livre participação destas atletas no Desporto põe em causa o princípio de igualdade de oportunidades?


Dopagem Genética – Mito ou realidade
A dopagem genética representa a transferência de células – ou de elementos genéticos – e o uso de agentes farmacológicos ou biológicos que alterem a expressão genética, com o intuito de melhorar o rendimento desportivo. Uma série de técnicas de manipulação genética estão neste momento a ser investigadas para o tratamento de múltiplas doenças de difícil tratamento, como por exemplo determinadas distrofias musculares e a doença de Parkinson. Existem rumores de que os praticantes desportivos e outros agentes desportivos tenham solicitado informação sobre estas técnicas, com o intuito de melhorarem o seu rendimento desportivo. A dopagem genética é um mito ou já representa uma realidade?


Conferência: “Hiperandrogenismo e o Doping Genético”.

Dia: 16 de novembro, 18:00 H na Sala Multiusos CEFAD – Rua Francisco Baia nº9 – 1500-268, S. Domingos de Benfica, Lisboa.
 

Público Alvo: Atletas, treinadores, estudantes de medicina, estudantes de educação física e dirigentes desportivos.


Entrada é gratuita e obedece a um registo para o email: raconferencias@gmail.com, com o nome e contato telefónico.