Oito anos depois de conquistar o Ouro dos Jogos Olímpicos de Pequim, Nelson Évora está de volta à maior competição desportiva do Planeta e fá-lo na sua melhor forma de 2016.

 

Esta segunda-feira, o atleta português qualificou-se para a final do Triplo Salto com um ensaio a 16.99 metros, superando em 4 centímetros a marca que garantia a presença na final de amanhã.

 

Nelson abriu a qualificação com um salto de 16.48 metros que o deixou logo entre os 12 primeiros que têm acesso à final. No segundo ensaio melhorou para 16.72 metros, passando a ocupar a sétima posição da classificação conjunta dos dois grupos da qualificação. Na abordagem ao terceiro e último ensaio, o atleta português estava na nona posição, faltando ainda 9 atletas saltar e Nelson não deixou margem para risco, pulando 16.99 metros, qualificação direta para a final e a quarta melhor marca dos dois grupos.

 

Os norte-americanos Christian Taylor (17.24 metros) e Will Claye (17.05 metros) e o chineses Bin Don (17.10 metros) e Shuo Cao (16.97 metros), também conseguiram a qualificação direta para a final de amanhã.