A organização do Ultra Trail World Tour divulgou, através de comunicado, as alterações ao calendário deste ano, que se verificaram devido à pandemia COVID-19. Após o cancelamento da edição de 2020 do Madeira Island Ultra Trail ([MIUT], única prova nacional que integrava o calendário desta competição até 2018 e que em condições normais se teria realizado no fim-de-semana passado), a representação portuguesa fica agora a cargo do Azores Trail Run, com o Whalers’ Great Route Ultra-Trail® a transitar de 8 de maio para 30 de outubro e 1 de novembro.

 

O evento Azores Trail Run, que acontece habitualmente em maio, na ilha do Faial, Açores, foi o primeiro a ser organizado pela equipa que lhe dá nome e que está integrada no Clube Independente de Atletismo da Ilha Azul. Com a primeira edição a acontecer em 2014, à distância de 48 km do Faial Costa a Costa (atualmente com 42 km) e ao Trail Ten Volcanoes, de 21 km (atualmente com 25 km e que em 2012 e 2013 foi um evento isolado) juntaram-se o Ultra Blue Island, de 65 km, e o Mini Family Trail, de 11 km. Em 2017 foi a vez de o Azores Trail Run convidar todos os apaixonados pelo trail e pelos Açores a conhecer a antiga rota dos Baleeiros, num percurso com 118 km e cerca de 5000 metros de desnível positivo. À segunda edição, em 2018, o Whalers’ Great Route Ultra-Trail® entrava para a categoria “Discovery Race” do Ultra Trail World Tour e, este ano, fará a sua estreia, no fim-de-semana de 30 de outubro e 1 de novembro, no circuito principal da competição, juntando-se, assim, ao MIUT, que este ano acabou por não se realizar.

 

Com as diferentes provas a contar para os circuitos nacionais de endurance (118 km), trail ultra (65 km) e trail (42 km), o Azores Trail Run irá abrir brevemente as inscrições para a nova data no seu site oficial. De referir que Whalers’ Great Route Ultra-Trail® é ainda “Qualifyng Race” para o Ultra Trail du Mont-Blanc.

 

Quanto às restantes provas do circuito Ultra Trail World Tour, o calendário de 2020 encontra-se agora organizado da seguinte forma (podendo ainda sofrer alterações, conforme a evolução do contexto de pandemia que vivemos):

 

Julho

19 Golden Ring Ultra Trail - Rússia

 

Setembro

24 a 27: 100 Miles of Istria (inicialmente agendada para 17 de abril) - Croácia

 

Outubro

16 a 18: Penyagolosa Trails HG (inicialmente agendada para 18 de abril) - Espanha

22 a 25: Ultra-Trail® Austrália (inicialmente agendada para 16 de maio)

30 a 1 de Novembro: Whalers’ Great Route Ultra-Trail® (inicialmente agendada para 8 de maio) – Faial, Açores

 

Novembro

27 e 28: Patagonia Run (inicialmente agendada para 3 e 4 de abril) - Argentina

 

Dezembro

18 a 20: Gaoligong by UTMB® (inicialmente agendada para 21 e 22 de março) – China

 

Canceladas

Ultra-Trail® Mount Fuji: agendada para 24.ª 26 de abril

Madeira Island Ultra Trail®: agendada para 25 de abril

VVX Volvic-Volcanic Experience:  agendada para 22 de maio

Val d’Aran by UTMB®: A primeira edição estava agendada para 3 de julho de 2020, mas irá acontecer de 9 a 11 de julho de 2021

Eiger Ultra-Trail®: agendada para 19 de julho

La Sportiva Lavaredo Ultra-Trail®: agendada para 26 de junho

Western States® 100miles Endurance Run: agendada para 27 de junho

 

Por confirmar

Mozart100®: inicialmente agendado para 20 de junho, foi adiado, mas a nova data ainda está por confirmar

 

Recorde-se que o Ultra-Trail® World Tour foi criado em 2014 com 10 eventos. Em 2020 o calendário apresentou-se com 28 eventos em 20 países e 6 continentes, fazendo parte deste circuito a provas mais icónicas de ultra trail do mundo. A lista original – que incluiu corridas realizadas em Hong Kong, Espanha, Nova Zelândia, Japão, Austrália, Itália, EUA, França e Suíça –conta agora com eventos na Croácia, Portugal, Áustria, Canadá, Coreia do Sul, China, Rússia, Turquia, África do Sul, Argentina e Omã.

 

Acompanhe as novidade do Ultra Trail World Tour aqui.

(Foto destaque: Pedro Silva)

 

 

 

Categoria: