The Daily Mile: Fernanda Ribeiro e Samuel Barata embaixadores em Vale de Cambra

Notícias Notícias Infantojuvenil

26 Nov, 2021
DSC_0652

“Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, com as mulheres ninguém se mete”, catavam, esta manhã, um grupo de alunas do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Búzios, em Vale de Cambra, que seguiam a campeã olímpica Fernanda Ribeiro numa corrida de 15 minutos, cujo objetivo era não parar. Mais à frente, com mais dificuldade para controlar os pequenos “aceleras”, seguia o grupo liderado pelo atleta do Sport Lisboa e Benfica, Samuel Barata.

Já de casacos à cintura, era evidente a satisfação estampada nos rostos corados das mais de 90 crianças que participaram e concluíram o desafio proposto pelo The Daily Mile, que passará, a partir de hoje, a fazer parte das suas rotinas letivas. Como explicou o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Jorge Vieira, “com esta simples atividade, que pode ser feita sem recurso a equipamento desportivo (as crianças correm ou caminham com a roupa que têm vestida), além de melhorar a condição física de alunos e professores – estes últimos, peças fundamentais para o sucesso desta iniciativa – proporcionará uma melhoria ao nível da saúde, inclusive, mental, dotando os praticantes de uma maior capacidade de aprendizagem”.

Totalmente comprometido para com esta missão do The Daily Mile trazida para Portugal pela FPA, o presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, José Pinheiro, mostrou-se muito satisfeito pela adesão do Agrupamento de escolas do município que lidera integrar este movimento global. “Município amigo do Desporto” é, de resto, o compromisso embandeirado pela autarquia, que mais tarde foi exposto na conferência pré-evento dos Campeonatos Nacionais de Corta-mato, que se realizou no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A vontade da autarquia, garantiu José Pinheiro, é continuar a aposta no desporto, não se ficando apenas por um evento. É por isso que, além da competição que decorre no próximo domingo, 28 de novembro, no Parque da Cidade – Dr. Eduardo Coelho, foi também sublinhado pelo autarca o investimento na promoção da corrida e caminhada para todos, com a inauguração de um centro técnico do Programa Nacional de Marcha e Corrida; a par da adesão ao The Daily Mile, atividade à qual se juntou da parte da tarde o Kids Athletics.

Cansados, mas motivados, os alunos deste agrupamento de escolas prometeram ao presidente da FPA, anuindo com a cabeça enquanto ouviam as suas sugestões, que além dos 15 minutos a correr ou a caminhar que vão passar a incluir no seu tempo letivo, vão lembrar-se que todos os momentos são bons para exercitar o corpo – nem que seja a bater palmas ou a mexer os braços e as pernas enquanto assistem ao seu episódio de desenhos animados preferido – para dar mais oxigénio à mente. E, muito importante, vão sugerir aos pais caminhadas em família, provando que todos podem ser mais ativos e saudáveis. Saiba mais sobre o The Daily Mile em www.thedailymile.pt.

Partilhar