Evelise Veiga no Salto em Comprimento, Liliana Cá e Irina Rodrigues no Lançamento do Disco, qualificaram-se na manhã desta quinta-feira, 9 de agosto, para a final do Campeonato da Europa de Atletismo, competição que decorre no Estádio Olímpico de Berlim, na Alemanha.
 

No Salto em Comprimento, Evelise Veiga abriu o concurso com 6.61 metros, igualando o seu recorde nacional de Sub23. Seguiram-se dois ensaios nulos, mas mesmo assim a atleta portuguesa ficou em 12º lugar da classificação conjunta dos dois grupos de qualificação, garantindo a presença na final, que tem início no próximo sábado, 11 de agosto, a partir das 19:05 horas de Lisboa.
 

No Lançamento do Disco, Liliana Cá abriu o grupo A de qualificação com 58.37 metros, ficando muito perto dos 58.50 metros que davam a acesso direto à final. Com o primeiro a ser o único ensaio válido do concurso, foi preciso esperar pelo final do grupo B, onde lançava Irina Rodrigues, para Liliana ter a confirmação oficial da sua presença na final, o que se veio a confirmar.
 

No grupo B, Irina Rodrigues andou sempre entre as 12 primeiras da classificação conjunta dos dois grupos, mas a atleta portuguesa não quis deixar a sua sorte ao acaso e no último ensaio atingiu os 59.22 metros, qualificando-se diretamente para a final.
 

No próximo sábado, a partir das 19:20 horas, Portugal terá pela primeira vez na história duas atletas na final do Lançamento do Disco de um grande Campeonato internacional.
 

A manhã desta quarta-feira fica também marcada pelo início do Heptatlo feminino, prova onde Portugal se faz representar por Lecabela Quaresma
 

Na primeira prova do Heptatlo, os 100 metros barreiras, Lecabela registou 14.19 segundos, para depois saltar 1.79 metros no salto em altura, melhorando em 3 centímetros o seu melhor registo esta temporada, que tinha sido conseguido durante o Campeonato do Mundo de Pista Coberta, em Briminghan.
 

No final de duas provas, Lecabela Quaresma regista 1918 pontos, mais 38 pontos do que a marca realizada em Arona, e que lhe garantiu a presença neste Europeu.
 

Lecabela volta ao Olímpico de Berlim no final da tarde de hoje, onde participa no Lançamento do Peso (18:15 h) e nos 200 metros (19:30 h), tal como Cátia Azevedo, que depois da qualificação de ontem, hoje corre as meias-finais dos 400 metros, a partir das 18:50 horas de Lisboa.

 

Entrevista a Liliana Cá

Entrevista a Evelise Veiga

Entrevista a Irina Rodrigues