Realizou-se hoje à tarde, no Estádio Municipal de Vagos, com transmissão em direto na página de Facebook da FPA, o quarto desafio do setor de lançamentos nesta fase de retoma competitiva. Leandro Ramos, do Sport Lisboa e Benfica (SLB), era o favorito desta competição que procurava recordes e venceu, apesar de não ter batido o recorde nacional de lançamento do dardo, que lhe pertence, e de também não se ter conseguido aproximar-se dos 75,75 metros que já havia alcançado nesta temporada.  O recordista nacional absoluto e Sub-23 em título foi, no entanto, o que mais se aproximou do seu recorde de 77,52 metros, alcançado na época passada, ao lançar o dardo à distância de 71,69 metros na sexta e última tentativa.

 

O cenário repetiu-se do lado feminino, e no escalão Sub-16, com Inês Custódio, do Novas Luzes, a vencer, com a marca de 40,93 metros, obtida à quarta tentativa, mas sem conseguir igualar ou bater o recorde nacional de 41,30 metros, que lhe pertence e foi conquistado já nesta época. Bárbara Bica, do SLB, conseguiu a segunda melhor marca desta competição neste escalão, ao lançar o dardo a 39,18 metros, à primeira tentativa, e única válida conseguida pela atleta. Marta Trovoada, do Novas Luzes, obteve, à quarta tentativa, o seu melhor lançamento, alcançando 35,04 metros.

 

Outro dos favoritos era João Fernandes, também do Novas Luzes, cujo objetivo era bater o recorde nacional de 61,30 metros, que pertence a Tiago Aperta, do qual já esta época ficou a escaços três centímetros. No entanto, o atleta Sub-16 do Nova Luzes ficou-se pelos 58,39 metros, que alcançou logo na segunda tentativa; e Dinis Rainha, do SLB, com 58,53 metros alcançados também na sua segunda tentativa, conquistou a melhor marca, tornando-se no vencedor deste desafio na sua categoria, com melhoria do recorde pessoal.

 

O vídeo da competição ainda pode ser visto aqui.

 

(Foto: FPA)

Categoria: