O Conselho Executivo da Associação Europeia (European Athletics) concluiu uma reunião de videoconferência de dois dias, com a principal decisão a ser solicitada ao Comité Organizador Local (LOC) do Campeonato Europeu de Atletismo de Paris 2020 para realizar um estudo de viabilidade imediato e detalhado para o evento, que está programado para os dias 25 e 30 de agosto.

 

Segundo o press release, «o Conselho Executivo recebeu uma atualização sobre os preparativos atuais do LOC, que informou que o seu trabalho foi severamente comprometido pelo encerramento nacional da França de todas as atividades não essenciais em resposta à pandemia mundial de coronavírus (Covid-19).

 

Embora os preparativos para Paris 2020 continuem totalmente conforme planeado e de acordo com o cronograma, foi solicitado um estudo de possíveis cenários alternativos, incluindo adiamento, e levando em consideração todas as opiniões das partes interessadas, incluindo as de parceiros, atletas e autoridades governamentais da França. A França e a região da Ilha de França em torno de Paris foram particularmente afetadas pela pandemia.

 

“Ter uma luz ao fundo do túnel, de que Paris 2020 ainda pode seguir em frente é algo positivo nesses tempos extremamente difíceis”, comentou Periklis Iakovakis, presidente do Comité de Atletas.

 

Noutras decisões, o Conselho Executivo, em colaboração com os vários LOCs, concordou em adiar a Taça da Europa de 10.000m e o Campeonato Europeu de Corrida de Montanha para 2021.

 

O Campeonato Europeu de Atletismo Sub-18, programado para os dias 16 e 19 de julho em Rieti, Itália, não será realizado em 2020. Qualquer nova data para o este evento será comunicada oportunamente.

 

A Taça da Europa de Leiria 2020, originalmente agendada para 21 e 22 de março em Portugal e adiada no início deste mês, está agora cancelada».

 

O Conselho da European Athletics tem agendada nova reunião por videoconferência nos dias 7 e 8 de maio.