A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) em cooperação com a Associação Europeia de Atletismo (EAA), através da sua equipa de Apoio ao Alto Rendimento, irá implementar um projeto de investigação na área da Biomecânica, na avaliação dos melhores atletas de lançamentos da Europa.


O projeto tem como principais objetivos analisar as ações técnicas dos lançadores durante uma competição internacional, de forma a desenvolver uma base de dados das técnicas realizadas. Os benefícios esperados para esta investigação são: obter detalhes técnicos para compreender as técnicas usadas e ajudar os atletas e treinadores na otimização da qualidade do treino e consequentemente rendimento desportivo.
Equipa de Trabalho:


O projeto de biomecânico da Taça da Europa de Lançamentos será liderado pelo biomecânico da FPA, Paulo Oliveira e terá como supervisores o professor Doutor Orlando Fernandes (Universidade de Évora), a professora Doutora Milena Vieira (Instituto Politécnico de Leiria), o professor Doutor Rui Rúben (Instituto Politécnico de Leiria) e biomecânico Diogo Correia (Juventude Vidigalense). A equipa será constituída, também, por alunos voluntários do curso de Biomecânico do Instituto Politécnico de Leiria.

 

A Taça da Europa de Lançamentos realiza-se a 10 e 11 de março, em Leiria.