Susana Costa e Patrícia Mamona no Triplo Salto e Francisco Belo no Lançamento do Peso, qualificaram-se esta sexta-feira, 1 de março, para a final das respetivas provas do Campeonato da Europa de Pista Coberta, competição que decorre no Emirates Arena, em Glasgow.


Susana Costa só precisou de um ensaio para garantir a presença da final, abrindo com 14.28 metros, nova melhor marca pessoal em pista coberta que superou em 8 centímetros os 14.20 metros pedidos para o apuramento direto para a final.
 

Patrícia Mamona foi a quinta classificada na qualificação. Depois de um salto nulo a abrir, registou 13.86 metros no segundo ensaio e 14.11 metros no terceiro e derradeiro ensaio da qualificação, conseguindo também um lugar entre as 8 atletas que irão disputar as medalhas.
 

Francisco Belo também segue para a final, mas do Lançamento do Peso, depois do oitavo lugar conquistado na qualificação com 20.31 metros. Menos sorte teve Tsanko Arnaudov, que com 19.86 metros foi 12º classificado, não tendo acesso à final.


Nos 1500 metros masculinos, Emanuel Rolim até conseguiu o sétimo tempo mais rápidos de entre todos os participantes, mas por ter sido sétimo classificado na sua série, a mais rápida das três disputadas, não conseguiu a qualificação por lugar, destinada aos dois primeiros de cada corrida, nem por tempo, destinada aos 3 mais rápidos dos não qualificados por lugar. Rolim correu em 3:46.62 minutos, enquanto Paulo Rosário terminou a terceira série com 3:49.32 segundos, conseguindo o 18º lugar do Campeonato.


Na primeira jornada destes Europeia Indoor competiu ainda Cátia Azevedo, 22ª classificada nos 400 metros com 53.43 segundos, a sua melhor marca em 2019.