Bronze Label pela IAAF e evento certificado com Sê-Lo Verde

 

Foi hoje a apresentada a 13ª edição da Hyundai Meia Maratona do Porto, que se realizará no próximo domingo, 22 de setembro, às 9h00. A partida está marcada na Av. Paiva Couceiro (por baixo da Ponte do Freixo) e a linha de meta estará instalada no Jardim do Calém. 

 

Esta prova congrega três certificados: o grau Bronze Label IAAF Road Race, o “Sê-Lo Verde”, reconhecimento feito pelo Ministério do Ambiente e da Transição Energética, e as 5 estrelas pela Associação Europeia de Atletismo, com a marca “Quality Road Race”. 

 

Na apresentação foi revelado que 23% dos inscritos são estrangeiros, entre os quais os corredores de elite, destacando-se Aziz Lahbabi (Marrocos), Daniel Rotich (Uganda), vencedor da edição de 2016, e Bayelign Teshager Yegzaw (Etiópia). No setor feminino, a grande cabeça de cartaz é Monica Jepkoech (Bahrain), vencedora em 2017 e detentora do recorde feminino da prova, que irá correr com Antonina Kwanbai (Quénia) e Tigist Abayechew Jabore (Etiópia), sendo a sportinguista Catarina Ribeiro a cabeça de cartaz do conjunto de atletas portuguesas em competição.

 

Neles, destaque para o sportinguista Rui Pedro Silva, sempre figura de elite na competição.

 

Entre as diversas iniciativas integradas na competição, existe a doação de equipamento desportivo, que já superou uma tonelada, destinada à IPSS ENTRAJUDA, que a distribuirá por instituições de solidariedade social locais. 

 

Presente na apresentação da prova, o Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, afirmou que “esta prova tem o condão de estabelecer uma ponte humana entre as duas autarquias”, que se unem através da modalidade «que é acessível a todos e a que mais medalhas olímpicas oferece a Portugal».  

 

Mais informações na página oficial do evento.