Utilização de propriedades da marca Federação Portuguesa de Atletismo

A Federação Portuguesa de Atletismo, no início do ano de 2013, procedeu a uma reestruturação dos elementos gráficos relativos à propriedade da marca Federação Portuguesa de Atletismo.

Na necessidade de atualização da imagem da Federação Portuguesa de Atletismo, foi desenvolvido um novo logótipo que manteve a linha do anterior e a identidade do povo português. Foram mantidas as cinco quinas do anterior logótipo, representadas na bandeira nacional, reforçando o espírito lutador e a bravura do povo português, que ao longo da história de Portugal, sempre ultrapassou todos os desafios.
 

Licença de Utilização

A utilização de elementos relativos à propriedade da marca Federação Portuguesa de Atletismo por qualquer entidade comercial é expressamente proibida, com exceção da utilização por patrocinadores, associações regionais de atletismo, parceiros e outras entidades autorizadas.

A Federação Portuguesa de Atletismo detém o direito de controlar a aplicação de todos os elementos gráficos da FPA. 

É expressamente proibida a utilização do logótipo da FPA em situações que não exista qualquer acordo entre a entidade e a Federação Portuguesa de Atletismo, sugerindo qualquer tipo de relação oficial.

Se não existir qualquer acordo prévio entre a Federação Portuguesa de Atletismo e a entidade que pretenda utilizar estes elementos, o pedido deverá ser efetuado para comunicacao@fpatletismo.pt 
 

Manual de Normas Gráficas


O Manual de Normas Gráficas é um documento desenvolvido com o objetivo de definir um conjunto de regras de utilização do logótipo da marca Federação Portuguesa de Atletismo. Pretende-se que todos os elementos que integrem o nosso logótipo sejam coerentes, cujo reconhecimento seja imediato e de fácil distinção entre as outras entidades desportivas.

As variações do logótipo que não se encontrem dispostas neste documento devem ser apresentadas à Área de Comunicação e Marketing da Federação Portuguesa de Atletismo antes de qualquer utilização.

 

Canais Digitais


A Federação Portuguesa de Atletismo apoia a partilha de conteúdos dos sites e redes sociais da FPA relacionados com resultados de atletas nacionais, eventos organizados ou nos quais a FPA esteve presente, hashtags, entre outros elementos desenvolvidos ou devidamente licenciados à FPA. Os conteúdos partilhados não devem ser editados/alterados, sendo obrigatória a identificação da origem dos conteúdos.

 

Uso Editorial


A utilização editorial de elementos da marca Federação Portuguesa de Atletismo só é autorizada quando o objetivo da utilização for no contexto jornalístico, histórico ou de artigo científico.

Não é autorizada a aplicação destes elementos se o objetivo for a promoção, por exemplo, do meio de comunicação social, exceto se existir acordo entre a FPA a entidade.
 

Patrocinadores e parceiros da FPA


A aplicação de elementos da marca Federação Portuguesa de Atletismo pelos patrocinadores e parceiros da instituição deve ser definida entre as entidades e a Área de Comunicação e Marketing, antes de qualquer utilização. 
 

Aplicação Comercial


As entidades com objetivo comercial não estão autorizadas a utilizar qualquer elemento da marca Federação Portuguesa de Atletismo. A aplicação está concedida apenas a patrocinadores e parceiros autorizados, após acordo definido entre as partes. Se existir interesse de entidades com objetivo comercial em colaborar com a Federação Portuguesa de Atletismo, deverão contactar a Área de Comunicação e Marketing.
 

Uso Educacional


A Federação Portuguesa de Atletismo apoia o incentivo à prática desportiva junto dos mais jovens. A FPA autoriza a utilização de elementos gráficos por parte de instituições de educação, desde que de acordo com o Manual de Normas Gráficas.
 

Esta utilização deve ter apenas o objetivo de informar acerca do papel da FPA no atletismo, marcos históricos, entre outros assuntos relacionados com a modalidade. Não é permitida a utilização de elementos gráficos da FPA em iniciativas, elementos de promoção da modalidade ou artigos para venda, sem que exista uma prévia autorização por parte da Área de Comunicação e Marketing.
 

No caso de utilização de elementos gráficos da Federação Portuguesa de Atletismo é aconselhado o contacto prévio com a Área de Comunicação e Marketing, de forma a garantir autorização e que o procedimento de utilização está de acordo com o Manual de Normas Gráficas. 

Estas e outras questões relacionadas com a marca Federação Portuguesa de Atletismo devem ser esclarecidas através do e-mail comunicacao@fpatletismo.pt 

 

AnexoTamanho
PDF icon Manual de Normas Gráficas3.03 MB
Image icon Logo FPA cores775.22 KB
Image icon Logo FPA preto718.38 KB
Image icon Logo FPA azul708.46 KB
Image icon Logo FPA branco708.61 KB