Salomé Rocha venceu prova feminina

 

Excelente jornada de atletismo em Coimbra, com os Campeonatos de Portugal de 10 000 metros a proporcionarem a revalidação dos títulos a Samuel Barata e Salomé Rocha.

 

O atleta benfiquista, na última prova do programa, protagonizou um dos melhores resultados do meio-fundo português nos últimos anos, cortando a meta com a marca de 28 minutos, três segundos e 94 centésimos, melhorando em mais de 21 segundos o seu recorde pessoal, ficando muito perto de baixar dos 28 minutos. A melhor marca dos campeões nos últimos 15 anos!

 

Foi excelente o trabalho da “lebre” de serviço, Hoseas Kiplangat, até aos oito quilómetros. Mais para trás uma boa corrida dos atletas presentes com mais registos de recordes pessoais dos cinco primeiros, a saber Miguel Marques (Sporting), com 29.01,65; João Pedro Pereira (Vitória FC), com 29.22,03; Miguel Borges (4Run), com 29.22,83; Filipe Vitorino (CN Rio Maior), com 29.27,19. Aliás, os 11 primeiros baixaram dos 30 minutos.

 

Quanto à competição feminina, triunfo isolado de Carla Salomé Rocha (Sporting), em 33.18,73 minutos, à frente de Emília Pisoeiro (RD Agueda), com 33.52,59, e de Susan Francisco (SC Braga), com 33.53,13. Apenas terminaram a prova seis atletas, das seete que participaram.

 

Antes da competição, foi realizada uma cerimónia de inauguração da requalificação da pista de Coimbra, com a presença do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, o secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Rebelo, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, o vereador do Desporto, Carlos Cidade, o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, o presidente da Associação de Atletismo de Coimbra, David Soares, na presença dos olímpicos Carlos Lopes, Fernanda Ribeiro e José Carvalho.

 

A prova foi transmitida em direto no canal Youtube da Federação Portuguesa de Atletismo onde pode ser revista, enquanto os resultados estão disponíveis na página oficial da FPA.