Susana Costa conseguiu esta quarta-feira, 8 de agosto, qualificar-se para a final do Triplo Salto do Campeonato da Europa de Atletismo, competição que decorre no Estádio Olímpico de Berlim, até ao próximo dia 12 de agosto. Também esta manhã, Cátia Azevedo apurou-se para as meias-finais dos 400 metros femininos.

 

No Triplo Salto não foi preciso esperar pelo final do concurso para se saber que Susana Costa estava apurada para a final, a atleta portuguesa saltou 14.17 metros no segundo ensaio, superando os 14.05 metros que davam o acesso direto à final de sexta-feira.

 

“O primeiro objetivo está conseguido. Estou muito feliz com isso, agora é entrar com força para a final. Já tenho alguma experiência, ao logo do tempo também se vai ganhando mais dinâmica neste tipo de qualificação, agora para a final é entrar com atitude, que foi o que fiz hoje na qualificação”, disse a atleta portuguesa no final da sua prova. 

 

Também no Triplo Salto, Patrícia Mamona, a campeã em título,  foi 16ª classificada com 13.92 metros e não participará na final. Para Patrícia “com dois meses de treino depois da cirurgia ao joelho, era preciso um milagre para conseguir estar na final”.

 

Ainda no Triplo Salto feminino, Lecabela Quaresma foi 19ª com 13.87 metros, e já pensa no Heptatlo, prova que tem inicio na quinta-feira.

 

Nos 400 metros, Cátia Azevedo foi segunda classificada logo na primeira das corridas da qualificação, terminando a prova em 51.84 segundos, nova melhor marca portuguesa da corrente temporada.  “Estávamos à espera deste resultado já há algum tempo, foi hoje e por isso estou muito orgulhosa. Vou entrar na meia-final com a máxima concentração e com a máxima ambição, como sempre”, concluiu a recordista nacional.