Comunicado: suspensão de provas nacionais e regionais

 

A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) informa que se encontra atenta à situação vivida em Portugal, derivada da pandemia do coronavírus (COVID 19), e que respeita integralmente o Estado de Emergência decretado pelas autoridades portuguesas, numa luta contra o surto de propagação do vírus.

 

AnexoTamanho
PDF icon comunicado_fpa_23042020.pdf244.48 KB

Os marchadores não têm competições em 2020, mas Ana Cabecinha não desarma...

 

Ana Cabecinha, recordista nacional dos 20 km marcha continua a sua preparação, embora já não tenha qualquer tipo de objetivo à vista, pois tanto Jogos Olímpicos (adiados para 2021) como os Mundiais de Seleções de Marcha Atlética (adiado desde maio, ainda sem data prevista) deixaram de ser opção e os Europeus de Paris 2020 (ainda sem decisão final) não têm provas de marcha. A sua última prova foi em março, nos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta, onde obteve o seu nono título consecutivo…

 

Neste momento sobram as lágrimas e falham as palavras.

 

Perdemos um dos nossos. Eu perdi um amigo, que, agora, sinto-o, me era como um familiar. 

 

Deixou-nos no auge da sua vida. 

 

A natureza é implacável e cega nas escolhas que faz. 

 

Não olha à idade – o Pedro era um jovem. 

 

Não olha à vitalidade – o Pedro era forte e saudável. 

 

Não olha às amizades – o Pedro tinha uma vida cheia de amigos e de pessoas que o apreciavam e estimavam como ser humano. 

 


O atletismo português está de luto. Esta madrugada faleceu Pedro Rocha, Técnico Nacional de Meio Fundo, Coordenador do Programa Nacional de Marcha e Corrida, no qual promoveu a abertura de dezenas de centros pelo país, bem como promoveu a realização de vários Congressos da Corrida, com a presença de figuras internacionais e nacionais. 

 

Vítima de doença prolongada, o antigo atleta, com 54 anos de idade, e técnico de vários atletas, entre os quais Samuel Barata e Hugo Rocha, deixa entre a família do atletismo um sentimento de profunda perda.

 

 

Após os Campeonatos de Portugal e as Finais dos Nacionais de Clubes vários atletas portugueses têm competido em meetings europeus alcançando vários resultados.

 

Já temos dado aqui conta dessas prestações nacionais (que continuarão nos próximos dias), com a obtenção de várias melhores marcas do ano. 

 

AnexoTamanho
PDF icon Melhores_Marcas_Nacionais_2020.pdf342.1 KB

O benfiquista correu os 1500 metros em 3.39,97 minutos! Desde 2017 que não se corria tão rápido esta distância.

 

Isaac Nader (21 anos) foi o português com resultado mais destacado, triunfo nos 1.500 metros, no decorrer do “Gran Premio Diputacion - Memorial Jose Antonio Cansino”, que se disputou em Castellón.

 

 

Patrícia Mamona conquistou o terceiro lugar na prova de triplo-salto do Meeting do Mónaco, o primeiro integrado na Liga Diamante que se disputou no formato original, com regras de segurança, apenas 5 mil espetadores e com os atletas a terem a sua zona de mudança de roupa no centro do relvado. 

 

 

Este sábado (15 de agosto) estão em disputa os títulos de campeão nacional, masculinos e femininos, das três divisões. Numa “mega” organização, que envolve a utilização de pistas em seis associações distritais (Algarve, Aveiro, Braga, Lisboa, Madeira e São Miguel), as 48 equipas que garantiram o direito de competir nas três divisões preparam-se para conseguir a melhor classificação possível.

 

Páginas