Diário de Glasgow – Três finalistas e um recorde de Portugal!

FPA Geral Notícias

1 Mar, 2024
joao_coelho_2

Uma jornada extraordinária, com Salomé Afonso, Isaac Nader (nos 1500 metros) e João Coelho (nos 400 metros) a conseguirem o acesso às finais respetivas destes mundiais de Glasgow.

Excelente a prova de Salomé Afonso nos 1500 metros. As séries anteriores tinham demonstrado o quanto vale este modelo de qualificação direta, das três primeiras classificadas, e Salomé Afonso mostrou estar bem preparada. A portuguesa não se intimidou, nem pensou nas adversárias, defendendo sempre a sua posição em xona de qualificação, e nas últimas duas voltas definiu-se tudo, com a etíope Welteji a sair para a frente e Salomé Afonso a responder bem terminando em segundo lugar com a marca de 4m07s55”, a escassos 30 centésimos do seu recorde pessoal.

“Finalmente, num grande campeonato senti que estive ao nível do que tenho treinado. Acho que até agora não tinha replicado as valências que tinha demonstrado em treino. Hoje até foi um dia um pouco diferente porque contrariamente ao que ouvimos dizer, manter a rotina, tentei fazer o contrário, mantive-me mais calma. Tentei correr a gastar o mínimo de energia possível. Estar atenta a quem vinha por trás”, afirmou a atleta que enfrentará a final no próximo domingo às 21h45.

Uma final, diz, “é sempre aquela prova que vai ser de fogo, mas estou preparada e acho que vou sair daqui com recorde pessoal”.

Depois dela, Isaac Nader. Na terceira série eliminatória, o português enfrentou adversário de bom nível e ainda um percalço: o peso de um dos finalistas foi diretamente para a pista, não para o setor… Um susto maior que o dos adversários. Nas últimas voltas, uma colocação para as decisões e uma queda de dois atletas, o etíope Mehari e o mexicano Herrera. Mas Nader estava atento e terminou a corrida em primeiro lugar, com a marca de 3m45s50”.

“Estas corridas são muito complicadas, porque são muito táticas, acima dos 3m40s, os últimos 300 metros são sempre mais rápidos. Mas eu fui normal, porque preparámos bem este campeonato do mundo, quero melhorar o 10º lugar do meu último mundial, quero sempre é melhorar em relação ao anterior. Estou feliz porque a minha namorada, a Salomé, também conseguiu o apuramento para a final e isso é motivo para estarmos satisfeitos com o trabalho que estamos a fazer. Quanto à final, será uma corrida diferente. Mas o objetivo é melhorar o 10º lugar de há dois anos”, disse o recordista nacional dos 1500 metros. A final está marcada para domingo, às 21h30.

O dia ainda não acabara e João Coelho produziu um feito extraordinário ao conseguir o apuramento para a final dos 400 metros, com a marca de 45,98 segundos, o segundo recorde de Portugal que bateu no mesmo dia!

“Estou muito feliz, não tenho palavras para descrever o que estou a sentir. Bater o recorde de Portugal duas vezes no mesmo dia, especialmente por descer abaixo dos 46 segundos e atingir a final, deixa-me mesmo muito feliz. Sendo a minha primeira prestação num mundial e atingir a final é mesmo incrível”, referiu o atleta, muito cansado, mas querendo continuar a melhorar e a crescer, pois o sonho é chegar a uma final noutros grandes campeonatos. Amanhã será uma sensação nova”, concluiu.

Na outra meia-final correu Omar Elkhatib, que ficou no sexto lugar, com a marca de 47,78 segundos. “Calhei numa pista má, muito lenta, mas estou muito feliz por este resultado. Estou grato com todos os que me apoiaram até aqui”, concluiu o atleta, esperando por mais no dia da estafeta.

O dia de amanhã contará com as presenças de Lorene Bazolo (quinta eliminatória, 11h48) e Rosalina Santos (sexta eliminatória, às 11h55).

À tarde, as finais do triplo-salto, com Tiago Pereira (19h40) e dos 400 metros, com João Coelho (21h10).

Na página da World Athletics encontrará toda a informação disponível sobre a competição. Diariamente daremos aqui, na página da Federação Portuguesa de Atletismo, informações sobre os atletas portugueses.

Outros artigos (com histórico da participação portuguesa).

Fotos FPA / Sportmedia

Partilhar