Política de Salvaguarda e Proteção de Crianças e Jovens no Atletismo

No âmbito da sua política de Salvaguarda e Proteção de Crianças e Jovens no Atletismo, a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) integra o Roteiro Para a Proteção de Crianças e Jovens no Desporto, do Instituto Português do Desporto e Juventude, respondendo simultaneamente ao repto lançado pela European Athletics a todos os seus membros para que invistam nesta importante área dos direitos humanos.

Neste contexto, em conjunto com o IPDJ, estão a ser desenvolvidos trabalhos de análise de legislação, organização de focus groups com líderes de opinião nesta matéria e preparação de uma plataforma de denúncia para casos de abuso de crianças e jovens no desporto e particularmente no atletismo, à semelhança de outras já existentes noutras modalidades.

No sentido de sensibilizar e munir a comunidade do atletismo – e do desporto em geral – de ferramentas que permitam intervir perante esta realidade, a FPA cria este espaço no seu site, no qual disponibiliza os recursos que forem sido criados e identificados, no âmbito desta iniciativa conjunta.

RECURSOS

Regulamento de Proteção de Praticantes Desportivos –  Federação Portuguesa de Atletismo (brevemente disponível)

Códigos de Conduta de Agentes Desportivos – Federação Portuguesa de Atletismo (brevemente disponível)

Portal das Denúncias do IPDJ, I.P.  – https://denuncias-externas.ipdj.gov.pt/?nav=Yai5VnH3 – Aqui, pode denunciar, de forma anónima e confidencial, situações que tenha vivenciado ou testemunhado, incluindo situações de violência contra atletas. Este Portal está em conformidade com a Lei 93/2021 que transpõe a Diretiva (UE) 2019/1937.

Informação do IPDJ sobre proteção de praticantes desportivos – https://ipdj.gov.pt/protecao-de-praticantes-desportivos

Safeguarding Policy da European Athletics – Safeguarding Programme | European Athletics (european-athletics.com)