São 22 os atletas a representar o atletismo nacional nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 entre 1 e 11 de agosto, que chegam à capital francesa em momentos diferentes consoante o dia em que competem. Hoje partiram 11 atletas, de Lisboa, do Porto e de Madrid, com a esperança de que o seu melhor se traduza em medalhas para Portugal.
A Delegação Portuguesa que irá representar o atletismo nacional nos Jogos Olímpicos de Paris está de partida, com os seus 40 elementos liderados pelo vice-presidente da FPA Fernando Tavares, a partirem em grupos diferentes, consoante o local de origem dos atletas e o dia no qual competem. Hoje partiram de Lisboa e do Porto 11 atletas, entre os quais, Eliana Bandeira (peso), Francisco Belo (peso), Irina Rodrigues (disco), Isaac Nader (1500 metros) Jéssica Inchude (peso), Liliana Cá (disco), Lorene Bazolo (100 e 200 metros), Mariana Machado (5000 metros), Pedro Buaró (vara), Salomé Afonso (1500 metros) e Tsanko Arnaudov (peso); acompanhados pelos respetivos treinadores. Em Paris já estão as marchadoras Ana Cabecinha (porta estandarte juntamente com Fernando Pimenta da Equipa Portugal) e Vitória Oliveira, a barreirista Fatoumata Diallo (residente em Paris); bem como o Team Leader, Fernando Tavares, e o Diretor Técnico Nacional, José Santos.
A partir de Paris, Fernando Tavares acompanhou a partida deste grupo, que se mostrou entusiasmado e motivado para dar o melhor de si e superar-se em competição. O team leader disse acreditar “no espírito do grupo que, em geral, promove um ambiente muito positivo nas competições, com os atletas a envolverem-se positivamente na sua missão de representar o atletismo nacional ao mais alto nível”. “Não tenhamos dúvidas de que os nossos atletas vão dar o melhor de si em todos os momentos e que estão empenhados e comprometidos em deixar Portugal orgulhoso das suas prestações”, disse Fernando Tavares.
Olhando para o seu potencial e o que têm feito até aqui, o team leader, ressalvando que “os Jogos Olímpicos são o expoente máximo da modalidade e que, por isso, estarão em competição os melhores do mundo, sendo que tudo pode acontecer”, “a equipa nacional tem capacidade para ser candidata às medalhas, com especial foco para o campeão olímpico de triplo-salto em título, Pedro Pichardo; e, com muita expetativa em relação ao que Agate Sousa pode vir a fazer no salto em comprimento”.
Depois, continua Fernando Tavares, “temos a Liliana Cá e a Irina Rodrigues, no disco, que certamente conseguirão uma posição de finalista [portanto, nos 8 primeiros], tal como Isaac Nader [1500 metros], Jéssica Inchude [peso] ou Tiago Pereira [triplo-salto], todos com capacidade para ir mais além e superar-se num pódio”. Também “é expectável que consigamos lugares de semifinalistas [até à 16.ª posição], por exemplo, com Pedro Buaró [vara], João Coelho [400 metros], Fatoumata Diallo [400 metros barreiras] ou Salomé Afonso [1500 metros]”, enumera o team leader, que, mais uma vez ressalva: “Estamos no maior palco do mundo, entre os melhores atletas de sempre, todos motivados para se superarem e para fazerem história, todos humanos e expostos ao ambiente perfeito para que tudo possa acontecer. Esperamos que os nossos atletas consigam ter o dia perfeito e cumprir o seu objetivo de representarem Portugal da melhor forma.”
Tudo o que precisa de saber para acompanhar o atletismo nacional nestes Jogos Olímpicos de Paris 2024 está disponível em FPA divulga convocatória para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 • FPA (fpatletismo.pt).
A prestação portuguesa pode ser acompanhada no site e redes sociais da FPA.