Começou bem a participação portuguesa nos Campeonatos Mundiais Sub-20, que estão a decorrer em Lima (Perú). A saltadora Tatiana Pereira foi segunda classificada no seu grupo de qualificação no salto com comprimento (10ª no geral), garantindo assim a presença na final, que se realiza amanhã às 23h20.
A portuguesa abriu o concurso com 5,55 metros (v: -1,5), melhorou no segundo salto para 5,92 (-0,7) e garantiu o apuramento no último salto com a marca de 6,01 metros.
Feliz com o apuramento, no final da competição, Tatiana afirmou “que tinha esta esperança. Foi um concurso um bocado difícil. Só consegui a marca para a final no último salto”, afirmou, adiantando que agora “há que preparar-me para a final”, admitindo que enfrentou bem esta qualificação, pois “lido bem com os últimos saltos. Nestas provas o que manda é a cabeça. O trabalho já foi todo feito”, concluiu.
Mais tarde, no lançamento do martelo, Francisco Calhau alinhou no grupo B de qualificação e logo ao primeiro ensaio alcançou os 68,68 metros, um recorde pessoal. Depois fez nulo, no segundo ensaio e 65,16 metros no terceiro. Ficou em 14.º lugar na geral a dois lugares da final.
Ao mesmo tempo, nos 100 metros, David Landim foi quarto classificado na primeira eliminatória, com a marca de 10,59 segundos (v: -0,5). Como eram apurados os dois primeiros de cada série e os oito melhores tempos seguintes, teve de aguardar pelo final das séries (oito) para saber que não se apurava para as meias-finais.
Ainda na jornada matinal, as séries dos 800 metros. Logo na primeira série, Nuno Cordeiro foi sétimo com a marca de 1m52s33”. Outro português , João Brito, foi sexto na segunda série, com a marca de 1m52s78”. Ambos ficaram fora das meias-finais.
No final da manhã, Maria Miguel Avelino foi sexta classificada na primeira eliminatória dos 800 metros femininos, com a marca de 2m09s43″, o que a deixou fora da qualificação para as meias-finais.
Fots FPA / Sportmedia