Humildade e ambição no discurso de Portugal

FPA Geral Notícias

7 Dez, 2024
equipa_antalya

Os atletas portugueses já estiveram no percurso dos Campeonatos Europeus de Corta-mato, que amanhã se realizam em Antalya, Turquia. Mariana Machado e André Pereira os capitães de equipa.

Durante a manhã, os elementos da seleção nacional experienciaram esse percurso, onde puderam perceber algumas das dificuldades de um percurso com obstáculos naturais e outros artificiais. A altimetria do percurso não engana muito, mas os atletas estão muito motivados para participar na competição. As equipas estão completas, à exceção da equipa sub-23, que tem a baixa de Pedro Amaro, que piorou a sua condição física depois de já ter recuperado, mas numa data em que a organização já não permitia alterações.

Contudo, o responsável técnico da equipa, Paulo Murta, está muito esperançado “nestas jovens equipas, nos resultados que podem conseguir, especialmente naquilo que significa para o futuro do meio fundo e da modalidade “.

Na sua análise e previsão, Paulo Murta refere alguma surpresa no percurso, “com relva alta, com curvas apertadas e obstáculos naturais e artificiais, será uma incógnita no que poderemos fazer nestes Europeus, mas acreditamos que poderemos ter várias equipas no top 10. O equilíbrio das equipas são o nosso maior foco e é com ele que nós jogamos nesta competição para chegar mais alto nas classificações. Sabemos o nível das restantes equipas e sabemos da nossa inexperiência, mas sabemos o quanto todos treinaram e prepararam esta prova, por isso teremos uma postura de que os portugueses se poderão orgulhar”.

“Em termos individuais, Portugal não tem aquelas grandes figuras, apenas tem uma atleta que esteve nos Jogos Olímpicos, a Mariana Machado, que é efetivamente a nossa melhor atleta sénior, que treinou bastante para estes Europeus. Apesar de ter conquistado medalhas nos sub-20 e sub-23, este é o seu primeiro campeonato absoluto, e não lhe é, já, exigida uma medalha. A concorrência é grande, mas a Mariana tem uma fibra enorme. Em masculinos, acreditamos que estaremos na luta com seleções poderosas e desejamos que os nossos melhores representantes possam estar no top-20”, afirmou o técnico nacional, que realça, acima de tudo “o objetivo destas equipas poderem marcar o futuro, está no nosso horizonte, até porque em 2025, em Lagoa, no Algarve, realizaremos os Europeus, uma competição em que temos a obrigação de mostrar bons resultados “.

André Pereira, Mariana Machado e os sub-capitães

Na reunião técnica realizada durante a tarde, em ambiente de grande motivação, com a presença do presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Domingos Castro, e o vice-presidente Paulo Guerra, respetivamente, primeiro vice-campeão e campeão europeu da história da competição, foram designados os capitães de equipa Mariana Machado e André Pereira, os mais experientes da delegação. Depois, para maior sentido coletivo e de preparação do futuro, foram nomeados também os sub-capitães (um por equipa): Rita Figueiredo e João Pais, nos sub-23, Lara Costa e Rui Mineiro, nos sub-20, José Carlos Pinto, na estafeta mista.

Quase como “porta-voz” da seleção, Mariana Machado começa por afirmar “ser um enorme privilégio ser nomeada capitã, acho que o corta-mato faz parte da minha história e da minha ainda curta carreira, e tem um significado muito especial, por isso chego aqui com alguma expetativa, pois foi um campeonato que me deu muito boas memorias e muitos bons momentos. Mas é claro que é uma estreia [no escalão de seniores] e nas estreias vamos sempre um pouco à descoberta e não sabemos o que esperar, mas tenho a certeza que me preparei muito bem, que trabalhei muito para estar aqui em boa forma. Assim, vou lutar pelo melhor lugar possível e sabendo que as minhas colegas também trabalharam muito para estar aqui, e ter uma representação coletiva é motivador para todas nós”.

A competição realiza-se amanhã, em Antalya, a partir das 11 horas (8 horas em Portugal), com transmissão na RTP 2. Os atletas portugueses estão esperançados na força que lhes chegará do país inteiro neste regresso do corta-mato ao topo da agenda.

Fotos FPA

Partilhar