Bom regresso da portuguesa Auriol Dongmo à competição, após a ausência na época 2024 devido a uma fratura numa perna. A atleta do Sporting venceu o lançamento do peso no Meeting Professor Mário Moniz Pereira, competição organizada pelo Sporting Clube de Portugal, na pista coberta instalada na Expocentro, alcançando os 18,29 metros, à frente da sua colega de equipa Jessica Inchude, que lançou a 17,88 m.
Nesta mesma prova, mas em masculinos, Tsanko Arnaudov (Sporting), foi um vencedor folgado com a marca de 19,90 metros (melhor do ano).
Esperava-se mais da prova de salto em comprimento, especialmente do cubano Juan Miguel Echevarría, vice-campeão olímpico do salto em comprimento em Tóquio2020, que era o ‘cabeça de cartaz’ da competição, mas que ficou pelo quinto lugar, com 7,48 metros. Venceu a prova o espanhol Jaime Guerra, com um salto de 7,95 metros (apuramento opara os Europeus de pista curta, em Apeldoorn. O melhor português foi Simão Alexandre (GD Estreito), em sexto lugar, com 7,28 metros.
Muito bem esteve Carlos Nascimento (Sporting), que correu os 60 metros em 6,64 segundos (ficou a quatro centésimos da qualificação direta para Apeeldorn), enquanto a santomense Gorete Semedo (AC Póvoa de Varzim) venceu a mesma prova, em 7,38 segundos, com Beatriz Andrade (Sporting), a ser a melhor portuguesa, em terceiro lugar com 7,47s. Nos 60 metros barreiras, triunfo do italiano Nicolò Giacalone, com 7,96 segundos, à frente de Rafael Santos (Jardim da Serra), que correu em 8,05 s (recorde pessoal). Em femininos, triunfou Catarina Karas (Jardim da Serra), em 8,33 segundos.
Boas provas de 400 metros, com triunfo de Omar Elkhatib (Sporting), em 47,55 segundos, à frente de André Franco (Benfica), que fez 48,05 s (recorde pessoal). Na série B venceu Mauro Pereira (Sporting), com 48,53, enquanto na terceira série, triunfou João Penacho (Sporting), em 48,71, rebocando o sub-20 Rui Serras (Sporting) para um recorde pessoal (48,90). Em femininos, triunfo da espanhola Carmen Aviles, com o registo de 52,95 segundos, à frente da sportinguista Carina Vanessa Pereira (53,47 s).
Nos saltos, a espanhola Irati Mitxelena o salto em comprimento, com a marca de 6,62 metros, com a melhor portuguesa, Evelise Veiga (Sporting), a ficar no terceiro lugar (6,36 m); enquanto em masculinos, o italiano Mateus Oliveri venceu o salto com vara ao passar 5,55 metros. Carlos Pitra (Sporting) foi o melhor português, passando 5,10m; e no salto em altura, outro triunfo italiano, por intermédio de Pamela Croce, que saltou o mesmo, 1,72 metros, que a portuguesa Anabela Neto (Sporting).
Nas provas mais longas, 1500 metros, triunfo de João Pedro Santos (Sporting) em masculinos, com o tempo 3m42s40”, e da checa Diana Mezulianiková, em 4m17s59”, à frente da jovem Mariana Moreira (UD Várzea).
Resultados disponíveis no portal FPA Competições.
Foto (arquivo) FPA