Ilha Verde e Olímpico Vianense sagram-se campeões da terceira divisão

FPA Geral Notícias

9 Fev, 2025
ilha_verde

Emocionante o final da segunda jornada da final da terceira divisão do Nacional de Clubes, especialmente no setor femininos, com a equipa açoriana do Juventude Ilha Verde a conquistar o título nacional com 65 pontos, apenas um ponto de vantagem sobre o Areias de S. João (que contou com quatro triunfos individuais, e por isso é segundo classificado) e o Mazarefes (que somou duas vitórias), ambos com 64 pontos. A final da terceira divisão decorreu em Braga, numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Associação de Atletismo de Braga e do Município de Braga.

O Ilha Verde, nesta segunda jornada apenas conseguiu um triunfo, no triplo-salto, por Anamar Jorge (11,66 metros), mas foi mais equilibrado e na estafeta de 4×400 metros conseguiu manter-se na liderança.

Nesta última prova, o Areias de S. João, que conseguiu três triunfos individuais, por Anna Timitets nos 800 metros (2m22s48”), que já tinha vencido os 400 metros, por Luana Soares, no salto com vara (2,50 m) e precisamente na estafeta de 4×400 metros (4.09,82) assegurou o segundo lugar, beneficiando precisamente de um triunfo, ao contrário do Mazarefes, de Viana do Castelo, que não esteve muito bem na estafeta e perdeu a hipótese de ser campeão. Ainda venceu os 60 metros barreiras, por Alicia Merino (9,11 segundos), mas não foi possível.

Sobem à segunda divisão as equipas do Ilha Verde e do Areias de S. João.

Depois, todas as outras equipas terão de participar no apuramento da terceira divisão para a próxima época. O GCA Donas não ficou longe do pódio, quarto com 59 pontos, mais um ponto que o Arneirense, que terminou em quinto lugar. Um sexto lugar folgado foi conseguido pelo Oriental de Pechão, clube de Ana Cabecinha, que somou 54 pontos.

Nas duas últimas posições ficaram o CA Marinha Grande, com 46,5 pontos (contando com um triunfo individual nos 3000 metros por Joana Bagagem (10.17,54).
Em masculinos, outra equipa de Viana do Castelo, o Olímpico Vianense, não se deixou “adormecer” com a liderança do primeiro dia e manteve-se na luta pelo título nacional e a subida à segunda divisão. Nesta segunda jornada venceu os 800 metros, por Ricardo Pedra (1m56s52”), os 60 metros barreiras, por Ussumani Djumo (8,24 segundos, recorde pessoal) e triunfo na estafeta de 4×400 metros, com 3m24s95”.

Na luta subida à segunda divisão, a equipa do Belenenses foi a mais forte, somando 76 pontos, garantindo um triunfo individual no salto em altura, por Filipe Guerreiro (1,90 m).

As outras equipas ficaram longe da subida, com o Juventude Ilha Verde a assegurar a subida ao último lugar do pódio somando 68 pontos, vendo Lourenço Rodrigues vencer os 3000 metros (8.44,59).

Longe do pódio, o Mazarefes, que conseguiu vencer no peso, por Remi Lima (13,78 m), somou 57 pontos, mais um ponto e meio que o Areias de S. João, que somou 55,5 pontos, com o seu atleta Orest Bulak a triunfar no triplo (14,02 m). Ocuparam as restantes posições o Gira Sol (50 pontos), o AA Bela Vista (46,5) e o Papa Léguas (29,5).

Os resultados completos estão disponíveis em https://www.fpacompeticoes.pt/4360/competicao.

Fotos FPA / Eduardo Castro (em atualização)

Partilhar