Dia histórico para Portugal protagonizado pelos 4×400 metros

FPA Geral Notícias

20 Set, 2025
quarteto-recorde

Diário dos Mundiais – Espetacular corrida do quarteto português nas meias-finais dos 4×400 metros, com um recorde nacional abaixo dos três minutos (2m59s70”) e a passagem à final! Logo na estreia da estafeta nacional, uma presença na final, protagonizada por Pedro Afonso, Ericsson Tavares, João Coelho e Omar ELkhatib.

Numa meia-final recheada de “tubarões”, Portugal soube dar conta de si e mostrou que a melhor geração de sempre de quatrocentistas está aqui. Pedro Afonso fez uma excelente partida e passou o testemunho para Ericsson Tavares, que aguentou a posição antes da passagem para João Coelho, que veio da pista 1 para a 5 para entregar o testemunho a Omar Elkhatib. Este, muito competitivo, esteve em luta com o brasileiro Allison dos Santos (vice-campeão mundial dos 400 m barreiras), que obrigou o português a vir para as pistas de fora.

No final, a marca de 2.59,70 apareceu no ecrã, assinalando o recorde nacional (o anterior – 3.01,78 -, fora obtido já este ano) e o sétimo lugar.

Foi quando estavam na zona mista que os portugueses se aperceberam de que a Austrália e o Brasil foram desclassificados e, subindo uma posição, Portugal entra nas duas equipas mais rápidas da repescagem e o acesso à final foi garantido.

«Falo por toda a gente, estou muito emocionado, isto foi um sonho realizado por todos os que estamos aqui, somos finalistas. Não tenho muitas palavras, lutámos muito, tirámos dois segundos da nossa marca, quero agradecer ao Ricardo dos Santos, que faz parte desta equipa e ao professor Vitor [Zabumba], foi uma corrida incrível, acho que posso dizer que foi o melhor momento da nossa vida e amanhã vai ser o nosso dia outra vez», afirmou João Coelho, “porta-voz” do quarteto, que ainda estava a tentar absorver o acontecido.

Por isso, anuiu e agradeceu a aposta na estafeta de 4×400 metros, «nós temos correspondido, ao longo dos anos, cada vez que temos oportunidade de competir temos correspondido, surpreendendo pela positiva e temos a certeza de que iremos melhorar ainda mais esta marca que já é da elite mundial», concluiu João Coelho. De facto, esta marca deixa Portugal na lista das nove melhores formações do ano na distância.

A final dos 4×400 metros masculinos será amanhã, último dia de provas, com partida marcada para as 12h20 (hora portuguesa).

Partilhar