Recorde de Portugal a abrir a manhã

FPA Geral Notícias

3 Mar, 2023
Joao_coelho

João Coelho bateu o recorde de Portugal em pista coberta nos 400 metros e conseguiu o apuramento para as meias-finais. Foi a abrir o segundo dia dos Campeonatos Europeus em Pista Coberta que decorrem em Istambul, Turquia. Depois, Patrícia Mamona e Marta Pen conseguiram chegar às finais e as três velocistas, Lorene Bazolo, Rosalina Santos e Arialis Martinez, apuraram-se para as meias-finais.

O atleta português, colocado numa boa série, mas não numa boa pista, deu o máximo de si e foi recompensado com o terceiro lugar e com uma marca, 46,51 segundos, que lhe valeu o recorde de Portugal e ainda a progressão para as meias-finais.

No final da prova, João Coelho admitiu «andar “engasgado” com o recorde nacional. Houve várias provas em que esperava que isso sucedesse, mas não. Foi agora, fico muito contente mas quero mais. Quero continuar a melhorá-lo numa próxima prova, talvez já na meia-final logo à tarde», referiu o atleta que classificou a sua corrida como “difícil pois na pista 2 ficamos ali um pouco apertados, mas a minha vontade era de continuar e fui em busca do melhor resultado. Agora na meia-final é voltar a dar o máximo e esperar ser colocado numa melhor pista, pois sinto que se tivesse partido noutra pista ainda teria sido melhor. Sinto-me com bastante força para lutar com eles», concluiu.

Logo de seguida duas provas que decorriam em simultâneo proporcionaram mais dois bons momentos. No triplo-salto, Patrícia Mamona, favorita a uma medalha, no primeiro salto fez logo a marca de 14,09 metros, a um escasso centímetro da qualificação direta. Mamona ainda fez um outro ensaio, nulo, e prescindiu do último. Terminou em segundo lugar, mas na final, onde poderá lutar pela revalidação do título e ser a primeira mulher a bisar em Europeus de pista coberta.

«Eu não venho a pensar nessas coisas. Primeiro foco-me a tentar a qualificação, por isso tento sempre o melhor no primeiro salto. Ficar a um centímetro deixou-me praticamente a pensar que já estava apurada. Ainda tentei fazer um grande salto depois, mas foi nulo por muito pouco», disse a atleta. «Conseguido o apuramento. A final é outra competição. Apenas penso que tenho de dar o meu melhor e só dando o melhor poderei estar na luta pelas medalhas. Tenho é que recuperar bem para chegar a esse ponto», concluiu.

Nos 1 500 metros, depois de uma primeira meia-final veloz, Marta Pen integrou a segunda das meias-finais que decorreu muito lenta. Ainda assim, a portuguesa, com um brilhante final junto à corda, conseguiu o apuramento direto para a final com a marca de 4m23s30”, atrás da britânica Laura Muir. «Nestes campeonatos temos de correr com muita alma. A prova estava lenta, mas já tenho experiência para “ler a corrida”. Percebi que iria abrir mais no final, estava bem colocada na fase final arrisquei. Já fui “comida” noutras ocasiões, agora foi a minha vez! E sabe bem!», referiu a atleta. Mas o processo não foi fácil. «Estive muito doente em dezembro e informei a FPA de que, provavelmente, perderia a época de inverno. Contudo, a minha estrutura ajudou-me a superar essa fase e aqui estou, cheia de força e vontade para seguir em frente», adiantou, notando que agora «é tentar recuperar o melhor possível, limpar a cabeça e voltar a focar-me para fazer melhor».

Na mesma prova, Salomé Afonso não foi tão feliz, ficando no sétimo lugar da terceira das meias-finais, com a marca de 4m16s59”.

Depois foi tempo das eliminatórias de 60 metros, onde competiam três portuguesas. Lorene Bazolo alinho na segunda dessas eliminatórias e terminou dentro da qualificação direta (as quatro primeiras), num quarto lugar com a marca de 7,32 segundos. Na quarta eliminatória correu a sua colega de treino, Rosalina Santos, que também conseguiu o apuramento direto, chegando no terceiro lugar, com a marca de 7,30 segundos. E se as coisas estavam a correr bem ainda foi melhor na última eliminatória com o triunfo de Arialis Martinez em 7,24 segundos. Todas a seguirem para as meias-finais.

Para Lorene Bazolo o apuramento surge como uma continuidade do seu trabalho, colocando-se numa posição habitual para si. «Esta marca e este apuramento reconforta-me. A minha época tem tido muitos altos e baixos e tem sido uma luta constante para chegar ao meu nível», refere, notando que «esta marca dá-me mais ânimo e vontade para continuar a procurar por mais e mostrar o que trabalhei e o que valho». A experiência em campeonatos anteriores e uma qualificação assim «retira-me alguma da pressão. Tento sempre fazer melhor do que já fiz, seguindo em frente. Agora sinto que, sem a pressão, poderei desfrutar mais da corrida».

Para Rosalina, a repetição da edição anterior, onde também chegou às meias-finais. Sinto que fiz o necessário para o apuramento para as meias-finais, que era o meu primeiro objetivo», referiu a atleta, preparando-se para enfrentar a meia-final ao princípio da jornada da tarde. «Agora sinto que terei de ser mais eficiente na meia-final. Vou tentar melhorar o meu recorde pessoal, como primeiro objetivo, que é o meu desejo. Se der para entrar na final fico feliz», referiu fazendo notar que a «velocidade feminina em Portugal está a atingir um ponto alto, com três atletas nas meias-finais, o que acontece pela primeira vez».

«Muito contente», estava Arialis Martinez que na sua estreia por Portugal conseguiu logo o apuramento com um triunfo na sua meia-final. E a atleta repetiu-se «estou muito contente e tenho muitas emoções em mim, com esta estreia nos campeonatos, logo com este bom resultado. Agora é tentar focar-me de novo no meu trabalho, procurando estar novamente em bom nível nas meias-finais. Aproveito também para dar os parabéns à velocidade feminina, pois a Lorene e a Rosalina, com o seu treinador [Rui Norte], e eu e a minha treinadora, Ana Oliveira, podemos esperar ainda mais daqui para a frente».

As provas continuam na jornada vespertina, abrindo às 16 horas com a qualificação do salto em altura, onde estará Gerson Baldé, seguindo-se as meias-finais dos 60 metros, com Lorene Bazolo, Rosalina Santos e Arialis Martinez, às 16h05. Às 16h35 João Coelho tem a meia-final dos 400 metros, e depois três finais com portugueses: 3000 m femininos, com Mariana Machado, triplo-salto, com Pedro Pichardo e Tiago Pereira, e peso feminino com Auriol Dongmo e Jessica Inchude. A fechar o dia será a final dos 60 metros femininos.

Vejamos a jornada de hoje:

Partilhar