Começou a festa do atletismo jovem em Lagoa!

Notícias

20 Mai, 2023
LBFT1936

“Concorrentes ao torneio do Olímpico Jovem, vindos de todas as regiões do país, prometemos competir com espírito desportivo, respeitar os ideais do olimpismo e ver em cada adversário um amigo. Viva o Olímpico Jovem!”. Foi assim que Beatriz Paula, de Beja; Maria Ribeiro Alves, de Lisboa; e Dinis Pinto, de Portalegre, porta-vozes escolhidos para ler o tradicional compromisso do Olímpico Jovem, deram início à cerimónia de abertura desta 40.ª edição, junto ao Auditório Municipal Carlos do Carmo, em Lagoa, hoje de manhã.

Antes disso, a Beatriz, a Maria e o Dinis integraram a comitiva das Associações Regionais e Distritais que representam, no também já tradicional desfile, juntamente com os mais de 700 atletas de 20 seleções, que percorreram as ruas do centro de Lagoa, desde o Terminal Rodoviário até ao Auditório Municipal. Pelo caminho, à medida que seguia o desfile, cada grupo puxava, a plenos pulmões, pelo seu distrito/região. Não faltaram as modas tradicionais, com o “Bailinho da Madeira” a passar antes do grupo seguinte lembrar que “Havemos de ir a Viana”.

Foto: FPA/Luís Barreto

Pelas ruas, os lagoenses pararam para ver e aplaudir a juventude, que se vestiu a rigor e continuou animada pelo empedrado até chegar ao destino, altura em que formou uma roda para receber as boas-vindas. As honras foram feitas pelo presidente da Câmara de Lagoa, Luís Encarnação, que aproveitou para lembrar os predicados da cidade anfitriã: “Lagoa acolhe pela segunda vez, com muito orgulho, esta competição, neste concelho que tem praia, tem cultura, tem gastronomia e tem desporto. Espero que deste grupo de jovens saiam representantes de seleções nacionais, tal como a nossa madrinha Ana Dias, que deu muitas alegrias aos portugueses. É um grande orgulho para Lagoa saber que foi aqui que tudo começou!”

Foto: FPA/Luís Barreto

Ana Dia, com 58 internacionalizações, entre as quais, quatro Jogos Olímpicos, foi, sublinhou, por seu turno, o diretor regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, Custódio Moreno, “a melhor escolha para madrinha desta 40.ª edição do Olímpico Jovem”. “A Ana Dias tem três coisas essenciais para quem quer ser um grande atleta: humildade, muita capacidade de trabalho e de fazer amigos”, disse Custódio Moreno. E acrescentou: “O desporto é para nos divertirmos e, acima de tudo, para formar pessoas. Devo muito ao atletismo ao qual estive ligado mais de 25 anos. Não tenho dúvidas de que foi graças ao que aprendi nesta modalidade, na estrada, nas pistas, no corta-mato, que hoje sou diretor regional do IPDJ.”

Sonho, dedicação, superação e amizade: para o desporto e para a vida

A madrinha da prova, Ana Dias, subiu também ao palco para dirigir algumas palavras àqueles que se apresentam em Lagoa para uma competição que lhe diz muito: “Muitos parabéns a todos, vocês são os melhores da vossa região, estão aqui a representá-la e é uma emoção enorme para mim poder estar aqui com vocês, porque eu comecei aqui, tal como vocês. Comecei a ganhar competições, numa terra pequena, e consegui ir a quatro Jogos Olímpicos. A capacidade de sonhar, de se dedicar, de se superar e de fazer amizades, são os valores que têm de ter no desporto e na vossa vida. Muito boa sorte e força!”

Foto: FPA/Marcelino Almeida

Antes de completar a sua missão, numa volta à pista do Estádio Municipal da Bela Vista, com a Tocha Olímpica trazida em estafeta por representantes das diferentes seleções, desde o Auditório Municipal, Ana Dias ouviu ainda as palavras do presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, que começou por destacar o “apoio do Município de Lagoa para a organização desta competição” e enaltecer o esforço e a dedicação de todos os que permitiram que este evento seja uma realidade. “É o trabalho dos vossos clubes, das vossas escolas, dos vossos professores, dos vossos treinadores, dos juízes da modalidade, dos dirigentes associativos e até do condutor do autocarro que vos trouxe aqui, que vos dá a possibilidade de participar neste evento. Temos de ter a humildade de pensar que não somos nós, individualmente, o centro do mundo, mas sim o resultado de um grande esforço coletivo. É preciso conhecermo-nos e ao outro e ter presente a condição essencial do desporto mundial e do desporto olímpico, que é o respeito pelos outros, pela diferença. Chama-se a isto Fair Play”, referiu Jorge Vieira. E acrescentou: Gostaria de terminar com um segredo sobre a Ana Dias, que é o facto de, apesar de ter ido a quatro Jogos Olímpicos, nunca ter vencido uma prova no Olímpico Jovem, na altura DN Jovem. E tal como ela, isso também se passou com outras atletas consagradas, como por exemplo, Dulce Félix. Por isso, para aqueles que hoje aqui não vão ganhar prova nenhuma, não pensem que estão fora do caminho para o topo. Com força, com dedicação podem lá chegar. Esforcem-se, dediquem-se, porque é assim que chegamos ao topo!”

Foto: FPA/Luís Barreto

Está dada a partida para a 40.ª edição do Torneio Nacional Olímpico Jovem, competição que pode ser acompanhada, hoje e amanhã, em direto nas redes sociais e no canal de Youtube da FPA: https://www.youtube.com/watch?v=jQvPIjozHRU

Partilhar