Elkhatib, Pimenta e Pires em finais dos Europeus Sub-23

FPA Geral Notícias

13 Jul, 2023
Omar_dois

Excelente jornada para o atletismo português, nesta tarde do segundo dia dos Campeonatos Europeus de Sub-23 que decorrem em Espoo, na Finlândia. Omar Elkhatib conseguiu passar para a final dos 400 metros, e os saltadores André Pimenta e Pedro Pires estarão na final do comprimento.

Não podia ser melhor! A abrir a jornada vespertina, os dois saltadores portugueses conseguiram seguir em frente na competição e lograram um lugar na final do salto em comprimento. No grupo B, Pedro Pires começou com um salto de 6,91 metros, longe do que o atleta tem feito ultimamente, melhorou depois para 7,08 m, mas terminou com 7,32, em quinto lugar no grupo.

“O meu objetivo principal era disfrutar da oportunidade, fazendo o melhor possível. E aí pensava mesmo ter hipóteses de chegar à final. O meu apuramento não foi fácil porque não lido muito bem com ventos irregulares. Tenho sempre dificuldade. Felizmente consegui”, disse o atleta na zona mista.

No grupo A, André Pimenta não começou melhor, com um salto nulo, e ao segundo ensaio fez 7,27 metros. Como o grupo B já tinha terminado e todos os seus adversários mais diretos já tinham saltado, Pimenta prescindiu do terceiro intento, pois estava em quarto lugar e o apuramento estava conseguido.

“Como fiz nulo no primeiro ensaio tive de controlar o segundo salto. Um misto de segurança, mas forçando um pouco, pois podia não resultar e aí ficava mesmo preocupado. O meu objetivo era mesmo chegar à final”, disse, acrescentando que “o facto de não ter vindo a estes campeonatos há dois anos me deixou com mais vontade e determinação”.

Os dois atletas portugueses foram controlando as suas provas “fui sempre incentivando o Pedro, apesar de ter de me preocupar comigo em primeiro lugar”, disse André, que recebeu palavras de incentivo do compatriota. “Há muito que saltamos juntos, há uma rivalidade competitiva, mas uma boa amizade. O grupo de saltadores é como uma família e isso que iremos encontrar na final, um ambiente familiar”, disse Pedro Pires, que classifica esta experiência como “incrível”.

Quase no final da jornada, Omar Elkhatib voltou a alimentar o sonho e ganhou asas de finalista. Correndo na meia-final com alguns dos favoritos, o português terminou em quarto lugar com a marca de 45,99 segundos, um recorde pessoal, pela primeira vez abaixo dos 46 segundos, com um lugar garantido na final.

Elkahtib, que é agora o terceiro melhor português de sempre, atrás do recordista de Portugal João Coelho (45,05 segundos) e do anterior recordista Ricardo dos Santos (45,14), continua a viver um sonho. “Posso dizer que sim. Esperava mesmo isto. Sabia que podia chegar aqui e ter esta prestação, chegando à final, com recorde pessoal. É um grande sonho que estou a viver”.

Questionado sobre o facto de ter tido uma excelente prestação nas eliminatórias o colocou na pista cinco, podendo disso tirar alguma vantagem, Omar não se encolhe: “nem por isso. O meu anterior recorde foi na pista um, em pista coberta, e o recorde do mundo foi na pista oito”, afirmou adiantando que “o sonho ainda não acabou. Amanhã é para continuar”.

As finais de sexta-feira

O terceiro dia de competição marca a presença de atletas portugueses em quatro finais, a primeira delas ainda na jornada matinal, a final direta dos 5 000 metros (11h30, hora local), com as presenças de Ruben Amaral (que tem a 9ª marca entre os 21 participantes) e Rogério Amaral (15ª marca).

Na jornada da tarde as três outras finais. Às 19h20 (menos duas horas em Portugal), Omar Elkhatib tem a final dos 400 metros. Vinte e cinco minutos depois, cabe a Mariana Pestana começar a final do lançamento do martelo e, cinco minutos depois, os dois portugueses, Pedro Pires e André Pimenta, no comprimento.

Mas, durante todo o dia, estarão presentes outros portugueses. De manhã, Diogo Barrigana estará na 3ª eliminatória dos 400 m barreiras (10h12, menos duas horas em Portugal), sendo apurados os três primeiros e os quatro melhores tempos seguintes. Depois, Juliana Guerreiro alinha à partida da segunda eliminatória (10h46, menos duas horas em Portugal) dos 400 m barreiras e Sofia Lavreshina corre na quinta eliminatória (11h04, menos duas horas em Portugal). Apuram-se as duas primeiras e os seis melhores tempos seguintes. A finalizar o período matinal, Filipe Barreto Silva integra o grupo B da qualificação do triplo-salto (12h15, menos duas horas em Portugal). Apuramento direto para quem saltar 15,90 metros, chegam à final os 12 primeiros. Pouco depois, Francisco Marques tem as eliminatórias dos 110 metros barreiras. Estará na quarta eliminatória (12h29), menos duas horas em Portugal. As meias-finais também serão amanhã, às 18h00 (menos duas horas em Portugal).

Finalmente, João Pedro Buaró começa a qualificação do salto com vara às 18h20 (menos duas horas em Portugal). O português integra o grupo A. O acesso será direto para quem passar 5,45 metros.

Dia a dia, acompanharemos aqui as prestações dos portugueses, mas deixamos já algumas ligações úteis:

Página oficial dos Campeonatos (resultados em direto):
https://www.european-athletics.com/news/how-to-follow-the-espoo-2023-european-athletics-u23-championships

Informação sobre horários e estatísticas:
https://www.european-athletics.com/competitions/european-athletics-u23-championships/team-media-information

Página da All Athletics TV para o streaming da competição:
https://allathletics.tv/championships

Fotos (para fins editoriais): Sportmedia / FPA

Partilhar