Samuel Barata entre as “feras” dos Mundiais de Estrada

FPA Geral Notícias

30 Set, 2023
samuel_barata_composto

É já amanhã que se realizam os Campeonatos Mundiais de Estrada, em Riga (Letónia). A partir das 9h50 de domingo (1 de outubro) serão dadas seis partidas para as provas que constituem a primeira edição destes renovados mundiais, que descendem diretamente dos Mundiais de Meia-Maratona.

A competição integra agora mais duas distâncias em estrada (milha e 5 km) e tem a presença de alguns nomes de peso no panorama do meio-fundo mundial.

Contudo, a distância que mais nos interessa, por agora, é a de meia-maratona, com a presença de Samuel Barata na competição masculina. Com a marca de 1h01m40s, o atleta do Benfica é o atual terceiro melhor de sempre em Portugal (em provas de meia-maratona reconhecidas internacionalmente como elegíveis para a queda de recordes mundiais) e parte sem qualquer tipo de pressão para estes Mundiais em Riga.

Antes de partir para a Letónia, Barata manifestou o desejo e objetivo de melhorar o seu recorde pessoal e, acima de tudo, melhorar a sua classificação anterior nos Mundiais de 2020 (Gdynia, Polónia) que foi de 40º classificado.

Agora, em Riga, Samuel Barata estará à partida de um conjunto de 102 corredores, onde enfrentará o campeão mundial em título, o ugandês Jacob Kiplimo, que no passado domingo foi um dos “pacers” de Eliud Kipchoge para o seu quinto triunfo na Maratona de Berlim, para além dos quenianos Benard Kibet, que tem um recorde pessoal de 58m45s, tendo vencido a meia -mundiais de Budaeste, no mês passado, enquanto Charles Kipkurui Langat (58.53) venceu a meia-maratona de Barcelona em fevereiro passado, onde Samuel Barata conseguiu o seu recorde pessoal. Mas o atleta com melhor registo entre os participantes é o etíope Jemal Yimer Mekonnen com a marca de 58.33, obtida em Agosto de 2018.

A prova em que participa o atleta português é a sexta do programa de elite (às 12h15, hora portuguesa), depois das partidas das provas de 5 km (masculinos e femininos, partidas separadas por 15 minutos), de milha ((masculinos e femininos, partidas separadas por 10 minutos) e meia-maratona feminina (11.30).

Algumas notas a ter em conta em termos de provas de estrada: apenas são reconhecidas pela World Athletics as provas certificadas por medidores oficiais e que obedeçam a duas regras simples (resumidamente), que não exista uma diferença entre os pontos de partida e chegada superior a 50% da distância da prova e que tenha um declive inferior a um metro por quilómetro, também entre os pontos de partida e chegada.
Ainda no que diz respeito a marcas e estatísticas, a World Athletics reconhece recordes mundiais de estrada desde 2003 (10 km, meia-maratona, maratona e estafeta – na distância de maratona), tendo acrescentado o reconhecimento dos recordes mundiais de 5 km desde 2018 e, a partir desta época de 2023 (e só a partir deste ano) reconhece recordes mundiais de milha, em estrada.

A World Athletics anuncia que a prova terá “streaming” em direto, mas obriga a um pré-registo na página oficial dos Mundiais: https://rb.gy/danjs.

Os resultados oficiais outras informações podem ser vistos na página oficial (https://worldathletics.org/news/news/how-follow-watch-world-road-running-championships-riga-23).

Lista dos 10 melhores portugueses de sempre em meia-maratona (em condições aceites pela World Athletics)

Foto composição (Arquivo): FPA

Partilhar