O dia de hoje foi histórico em Portugal. Na pista Professor Mário Moniz Pereira, na Alta do Lumiar, realizou-se, oficialmente, a primeira competição do DNA (Dynamic New Athletics), para o escalão sub-20. O Sporting Clube de Portugal foi o vencedor.
A formação do Sporting para este primeiro DNA sub-20 apresentou-se bem preparada e arrebatou o triunfo na competição que tem a particularidade de apenas se definir o vencedor na última prova, a estafeta perseguição, na distância medley de 2000 metros, com a primeiro atleta a correr 500 metros, depois um atleta masculino a correr 400 metros, de novo uma atleta a cumprir 200 metros e a fechar um masculino a correr 800 metros.
Registando triunfos individuais em todas as provas, à exceção do salto em altura feminino, em que venceu Luana Figueira, do Juventude Vidigalense (1,55 m), o Sporting chegou à corrida de perseguição na frente da classificação e aí também não deu hipóteses, com o quarteto composto por Teresa Delfino, Pedro Tavares, Joana Pestana e Rui Serras, a vencer com a marca de 5m00s90”, menos 11 segundos que o Clube Pedro Pessoa (5.11,95), com o Juventude Vidigalense a fechar o pódio (5.27,43).
Com este desfecho, o Sporting, vencedor da competição, e o Clube Pedro Pessoa, segundo classificado, serão os representantes de Portugal no European Athletics DNA U20 Clubs, nos dias 21 e 22 de setembro, em Pombal.
Individualmente, destaque para o espanhol sub-18 Marcos Lara, no comprimento, com 7,41 metros, para João Fernandes, no dardo (67,47 m) e Beatriz Azevedo, nos 800 metros (2.17,20), todos do Sporting.