Natacha Candé segue em quarto lugar no heptatlo

FPA Geral Notícias

18 Jul, 2024
Natacha_Cande

A segunda jornada dos Campeonatos Europeus Sub-18, que decorrem em Banska Bystrica (Eslováquia) fechou com uma excelente classificação de Natacha Candé (quarta classificada) no final do primeiro dia do heptatlo. Mais seis portugueses competiram nesta tarde.

Depois de uma excelente manhã, Natacha Candé apresentou-se no heptatlo com uma marca de 13,11 metros no lançamento do peso, um pouco aquém do que tinha obtido no seu anterior recorde pessoal durante o heptatlo (13,79 m), mas a portuguesa soube responder com qualidade nos 200 metros, com a marca de 25,53 segundos (v: +1,0). Assim, no final deste primeiro dia, Natacha segue na quarta posição, com um total de 3477 pontos, mais 98 pontos que o seu heptatlo recorde. A portuguesa está a 133 pontos do pódio.

Quanto aos outros portugueses, destaque para os jovens que participaram nas provas de 1500 metros. Depois de uma primeira série muito lenta, Afonso Gomes, na segunda série, lutou pela qualificação, mas não conseguiu chegar entre os quatro primeiros, terminando no sexto lugar, com a marca de 4m00s95”, apesar de correr cerca de quatro segundos mais rápido que os apurados da primeira série!

Quase o mesmo sucedeu com João Silva, que tentou fazer melhor, mas terminou em oitavo lugar na última série, com 4.01,51 (também bem melhor que os apurados na primeira série!). Ambos ficaram pelo caminho.

O mesmo sucedeu com as atletas que correram os 1500 metros femininos. Logo na primeira meia-final, Mariana Moreira lutou, cortou a meta com a sua melhor marca do ano (4m29s54”), mas ficou fora das seis qualificadas. Logo na segunda meia-final, Maria Jesus fez também uma excelente corrida, registando a marca de 4m28s09”, superando o seu recorde pessoal, mas também não conseguiu o apuramento (foi oitava).

Ainda durante a tarde, também as participantes dos 100 metros barreiras não conseguiram seguir em frente. Tatiana Almeida fez uma boa corrida, terminou em quinto lugar com a marca de 13,90 segundos (v: +1,2 m/s), a escassos oito centésimos do seu recorde pessoal, mas fora do apuramento direto. Teve que esperar até ao fim das cinco séries para ficar como a primeira das não apuradas.

Pior foi o que aconteceu a Madalena Sampaio. A portuguesa partiu muito bem, seguia na luta pelo apuramento, mas tropeçou e caiu na sexta barreira e terminou ali o seu Europeu. Ainda cortou a meta (20,65 s), mas sem qualquer relevância.

A prova poderá ser acompanhada pelo streaming da European Athletics e os resultados também na página da EA.

Fotos FPA / Sportmedia

Partilhar