Campeonatos de Portugal de Maratona

FPA Geral Notícias

28 Out, 2024
podio_masculino_maratona

Termina hoje o prazo de inscrições para os Campeonatos de Portugal de Maratona, competição integrada na 20.ª edição da EDP Maratona do Porto, que se realizará no próximo domingo (3 de novembro), a partir das 8 horas.

As informações para as inscrições estão na página da competição e informações mais detalhadas da EDP Maratona do Porto estão na respetiva página.

Esta é a competição mais antiga do atletismo português, tendo conhecido a sua primeira versão oficial em 1910. Organizada pela revista “Tiro e Sport”, a “Marathona Portugueza”, “começou” uns anos antes. Para poder proporcionar uma melhor adaptação às longas distâncias, os organizadores começaram a organizar provas de “marathona” em 1907, primeiro em 17 km, num percurso entre a Cruz Quebrada e Cascais (vitória de Carlos Marques em 1h10m), realizando-se a prova no ano seguinte na distância de 24 km, de Cascais a Algés, com vitória de Francisco Lázaro em 1h39m. No ano seguinte, com Lázaro ausente (por lesão), a prova percorreu 29 km, de Sinta a Algés, com triunfo de Armando Cruz em 2h13m.

A distância oficial, então de 42.800 metros, ficou depois marcada para o dia 22 de maio de 1910, integrada nos primeiros Jogos Olímpicos Nacionais, embora se tenha realizado mais de um mês antes do início destes últimos (26 de junho).

A organização fixou em 3$000 réis a inscrição dos clubes para a prova, podendo apresentar três concorrentes e indicar três fiscais para o percurso, e uma caução de mais 3$000 réis por cada clube, para satisfazer o segundo parágrafo do artigo 5.º do regulamento, que dizia “não comparecendo algum fiscal, a agremiação que o indicou pagará 2$500 réis pela sua falta”.

Já agora, a título de curiosidade, para pensarmos no valor da taxa de inscrição, aproveitando o “albertohelder.blogspot.com”, em outubro de 1910, a regularização das despesas com a criação da Associação de Futebol de Lisboa orçou em 46$860 reis e nesse ano, a mesma associação, contratou um escriturário e um contínuo, cujos vencimentos foram de, respetivamente, 6$000 reis e 3$000 reis.

No dia da prova apresentaram-se à partida 12 concorrentes, que se concentraram frente à sede do Sporting Clube de Portugal, na Alameda das Linhas de Torres, nº 27, que acabariam por ser transportados em “carro elétrico” até ao local da partida, na Praça Duque de Saldanha (onde também se localizava a chegada).

Foto da capa da revista “Tiro&Sport”, reproduzida da Hemeroteca de Lisboa

No final da prova, apenas chegaram 10 concorrentes, registando-se assim o triunfo de Francisco Lázaro, então no Velo Clube de Lisboa, em 2h57m35s, o primeiro campeão de Portugal na maratona.

A prova manteve-se apenas aberta a atletas masculinos até ao ano de 1982, quando foi aceite a participação feminina, com Helena Rolim a tornar-se a primeira campeã de Portugal, em 3h59m58s. Curiosamente, este foi o ano de estreia da maratona feminina em grandes competições, e logo com triunfo de Rosa Mota nos Europeus de Roma.

Nos últimos anos, os Campeonatos de Portugal de Maratona organizaram-se em conjunto com diversas maratonas e para esta época (2024 / 2025) a escolha recaiu na Maratona do Porto que, em duas das ocasiões em que recebeu os Campeonatos de Portugal de Maratona, proporcionou os dois recordes dos campeonatos, primeiro em 2009, por Fernanda Ribeiro (2h31m11s), depois em 2013, por Rui Pedro Silva (2:13.11).

Foto de capa (arquivo) – pódio da edição 2023/2024, no Funchal

Partilhar