Marta Pen e André Pereira fazem antevisão dos Europeus

FPA Geral Notícias

5 Dez, 2024
estudio_stv

Os dois experientes atletas estiveram hoje no programa da manhã da Sport TV+, antecipando a participação de Portugal nos Europeus de Corta-mato, que se realizará em Antalya (Turquia), onde enalteceram o facto de ser uma seleção com equipas completas em todas as provas do programa.

Para Marta Pen, “esse é um fator muito importante. Salvo erro desde 2012 que não apresentamos equipas completas, e às vezes pensamos que é mais significativo para os atletas mais novos, mas tem um efeito ainda mais abrangente, pois motiva treinadores e clubes. Para um atleta, poder representar Portugal é muito importante. Temos de estimular os mais jovens e isso passa muito por este tipo de competição”, que vê assim uma forma destes atletas atingem os escalões mais velhos de alto rendimento.

Nesta equipa, André Pereira é o atleta mais experiente em Europeus, com oito presenças, sendo um “veterano”, embora com “29 anos, é estranho estar nesta posição. Há cerca de 10 anos, quando me estreei, tinha como figuras atletas como a Jessica Augusto [campeã europeia], a Dulce Félix [a mais medalhada das portuguesas] e a Sara Moreira, hoje estou nesse papel. É bom termos equipas completas, pois serão estes jovens que daqui por dez anos estarão nestas posições, pese embora o facto de, em seniores masculinos, termos uma equipa muito jovem, com uma média de idade de 25 anos, sendo um grande indicador para o futuro, especialmente o próximo ano, em que organizaremos os Europeus”.

Marta Pen, recuperada do cancro da mama que lhe foi diagnosticado em maio, devido ao qual perdeu a época de verão, incluindo os Jogos Olímpicos de Paris, mostra-se “muito grata por poder estar nesta posição, tendo recuperado e a um ponto de poder vira a fazer parte da equipa que representará Portugal”. Embora “esta competição e distância esteja fora da minha zona de conforto, espero poder contribuir para Portugal conhecer uma boa classificação”; referiu, com André Pereira a corroborar, afirmando que “nestas competições, para mais com equipas completas, o objetivo é mesmo coletivo e acredito que poderemos ter quatro atletas entre os 20 primeiros classificados, até mesmo um entre o top-10, o Miguel Moreira, campeão nacional”, referiu no final.

Partilhar