A Arbitragem Nacional alcançou um marco importante. No final de 2024, os árbitros portugueses concluíram com sucesso os respetivos exames internacionais, obtendo as classificações necessárias para a certificação em diferentes Painéis Internacionais da World Athletics, nas categorias Bronze, Silver e Gold.
Estas novas cerificações vêm fortalecer a posição de Portugal no cenário Internacional da arbitragem no atletismo, já que temos agora juízes mais preparados, que vão enfrentar os desafios das grandes Competições Internacionais, como os Campeonatos Europeus e Mundiais, assegurando o cumprimento rigoroso das regras e promovendo a integridade da modalidade.
Os juízes portugueses, agora qualificados como:
- Árbitros de Marcha Gold (WARG), são:
– Joaquim Daniel Ramos da Graça – AA Setúbal
– José Luís Luz Ganso – AA Setúbal
- Árbitros de Marcha Bronze (WARB), são:
– Alberto Faria Soares – AA Porto
– André Manuel Oliveira de Brito – AA Porto
– António Freitas Caniço – AA Santarém
– Argentina Maria Lopes Cordeiro – ADA Coimbra
– Cristiano Oliveira António – ADA Leiria
– Diana Cristina Duro Morgado – ADA Leiria
– Hugo Miguel Ferreira Teixeira Pacheco – AD Ilha Faial
– José Manuel de Oliveira Ferreira dos Santos – AA Setúbal
– Luís Carlos Caniço Ferreira Ervideira – AA Santarém
– Luís José Lubrano do Nascimento Dias – AA Lisboa
– Rui Daniel Lourenço Durão – AA São Miguel
- Revalidação do nível Árbitro Silver (WARS)
– Elisabete Sofia Parra Simão – AA Lisboa
Este sucesso reflete o esforço contínuo e o empenho dos diversos Árbitros portugueses em melhorarem as suas competências, contribuindo assim para o desenvolvimento e para a evolução da arbitragem no atletismo, não só em Portugal, mas também a um nível global.
O processo de formação nacional tem sido um pilar essencial para garantir que o atletismo português continua a estar bem representado nas principais competições internacionais.
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Atletismo expressa a sua grande satisfação pela conquista dos novos árbitros qualificados, reforçando a qualidade da arbitragem nacional e o compromisso com a excelência.