Diário de Nanjing: a seleção nacional que participará nos Campeonatos Mundiais em Nanjing (China) está mais completa com a chegada (durante a manhã) de atleta e treinadores que estiveram em Nicosia (Chipre) na Taça da Europa de Lançamentos, nomeadamente Jessica Inchude, Paulo Reis e Luís Herédio Costa, e ainda Auriol Dongmo, juntando-se a Patrícia Silva que chegou durante a madrugada.
Patrícia Silva apenas participará nos 800 metros, sendo a primeira a entrar em ação na manhã de sexta-feira, dia 21 de março, às 11h15 (03h15 em Lisboa).
Enquanto isso, os restantes atletas vão cumprindo as suas sessões de treino de acordo com os planos próprios e com a questão de adaptação ao fuso horário (mais oito horas que em Portugal).
Daí um acompanhamento muito próximo por parte da equipa de apoio médico, como nos diz a doutora Mariana Baptista, aqui em Nanjing, que refere mesmo que esses “primeiros conselhos foram dados foi até antes do início do período de competição e antes de nós virmos para aqui, na tentativa de fazer uma adaptação gradual do fuso horário, como a antecipação da hora de deitar, na tentativa de ir gradualmente regularizando os ciclos de sono para a hora da cidade de competição”.
Mas, não ficando por aí, explica que “durante a própria viagem fizemos um acerto logo o mais imediato possível ao horário da cidade e utilizando algumas estratégias não farmacológicas, nomeadamente, a utilização de banhos frios no período da manhã, caminhadas ao ar livre, no sentido de despertar o organismo e, inversamente, à noite, procurar atividades de relaxamento e banhos de água quente, para proporcionar maior relaxamento e qualidade de sono dos atletas e da equipa”.
Claro que estes conselhos se aplicam a todos, mas alguns terão de ter outros cuidados, como adianta Mariana Baptista. “Claro que o facto de ter havido atletas a chegarem em datas mais próximas à competição lhes tira algum tempo da adaptação do organismo, um ponto que outros atletas puderam usufruir, para o organismo estar mais habituado e não haver tanta fadiga, mesmo dormindo ter um sono de qualidade, que lhes permita ter um maior rendimento nos treinos e posteriormente nas competições”. Contudo, como “pessoa também tem mais ou menos facilidade de adaptação, vamos gerindo essas situações com as condições que temos.
Uma boa hidratação também é aconselhável e, se possível, abrandar com o consumo de café antes da hora de deitar.
A pouco e pouco a equipa vai reagindo e adaptando-se à nova realidade, agora que a competição vai ficando mais perto da sua realização, com as instalações a estarem mais perto do esquema final, dos fluxos de entradas e saídas.