AURIOL DONGMO NO ESTÁGIO NACIONAL DE LANÇAMENTOS PARA JUVENIS

FPA Geral Notícias

15 Abr, 2025
ESTAGIONACIONAL_FPA_2025-500

Decorreu entre os dias 7 e 11 de abril de 2025 o estágio de lançamentos para juvenis em Leiria, promovido pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA). Este evento reuniu atletas das categorias sub-16 e sub-18, com o objetivo de proporcionar treino especializado.

Auriol Dongmo, atleta olímpica, campeã do mundo e da Europa, esteve presente, a 10 de abril, nesta oportunidade formativa promovida pela FPA, durante a qual destacou a importância fundamental destes estágios para o desenvolvimento dos atletas. Segundo Dongmo, “estes estágios são uma ótima decisão da Federação, pois são muito importantes para os atletas, em várias perspetivas”, sublinhando que representam “o caminho a percorrer para atingirem o alto rendimento e fomentam a ajuda entre atletas, tanto na convivência como na definição de objetivos”.

Veja aqui a entrevista à atleta Auriol Dongmo.

A atleta olímpica elegeu “a definição de metas claras, aliada ao trabalho diário e ao foco”, como “essencial para alcançar os melhores resultados, mesmo perante desilusões e derrotas”. Dongmo partilhou a sua experiência, recordando as dificuldades enfrentadas nos Camarões, o seu país de origem: “Não tínhamos acesso a estágios nem a condições adequadas de treino. Atualmente, com acesso a melhores condições e oportunidades de estágio, há mais possibilidades de evoluir e alcançar novos patamares.”

O testemunho de Auriol Dongmo evidencia o impacto positivo dos estágios de treino, não só na preparação técnica e física, mas também na motivação, partilha de experiências e definição de objetivos entre atletas, fatores essenciais para o sucesso no desporto de alto rendimento.

Catarina Flor e Francisco Calhau reforçaram a importância destes estágios

Também a ainda sub-20, Catarina Flor, campeã nacional do lançamento do martelo no seu escalão e sub-23; tal como Francisco Calhau, igualmente campeão nacional, mas no lançamento do martelo masculino sub-23, marcaram presença neste estágio e partilharam a sua experiência com os mais jovens. “Contactar com outros atletas e outros treinadores, que já orientam atletas de renome, ajuda-nos a ter outra visão e a identificar erros, que passam despercebidos. É muito bom partilhar esses conhecimentos”, refletiu Catarina Flor, que confessou ter o foco apontado para a qualificação para os Campeonatos da Europa de sub-23.

Francisco Calhau, também ele com a qualificação para os Campeonatos da Europa de sub-23 na mira, sublinhou a oportunidade de crescimento que estes estágios proporcionam aos atletas, mas também “a aprendizagem ao nível do comportamento a ter durante o treino”. “Estou a trabalhar para ser a minha melhor versão todos os dias”, disse.

Este estágio insere-se numa estratégia da FPA que visa reforçar o desenvolvimento do setor juvenil e recuperar boas práticas do passado. A iniciativa reflete um investimento na formação técnica e na proximidade entre treinadores e atletas para alcançar melhores resultados no futuro.

Fotografia e vídeo: FPA/Tatiana Gonçalves

Partilhar