A maratona encerrou hoje a 1.ª edição dos Campeonatos da Europa de Estrada, que se realizaram em Bruxelas, Bélgica, numa prova emocionante, marcada pela superação e entrega da equipa nacional. Rui Pinto foi o melhor português, conquistando o oitavo lugar, com a marca de 2h11m28s, próxima do seu recorde pessoal. Do lado feminino, destacou-se Solange Jesus, em sexto lugar, com o tempo de 2h29m39s. Coletivamente, a equipa masculina classificou-se em quarto lugar.

Rui Pinto e Solange Jesus foram os melhores portugueses na maratona dos Campeonatos da Europa de Estrada. Dois atletas experientes, que recentemente passaram por fazes menos positivas nas suas carreiras, e que hoje conseguiram “dar a volta por cima”, nas palavras da portuguesa, no final da sua prestação, que podiam muito bem ter sido as do melhor português em prova: “As minhas palavras não são só sobre esta prova, que foi o sonho de uma vida, são também sobre a época passada, que foi difícil, passei por lesões, mas hoje, esta prestação fez valer a pena cada treino, cada dor e senti-me recompensado.” Cumprindo um percurso duro, praticamente sozinho durante quase 30 km, valeu a Rui Pinto o apoio do público, que nunca deixou de incentivar. “É com muito orgulho e responsabilidade que visto esta camisola e saio daqui muito feliz por poder contribuir para um resultado de excelência, uma posição de finalista individualmente e o 4.º lugar coletivo”, concluiu.

A equipa masculina ficou à beira do pódio, no quarto lugar, contribuindo ainda para este resultado as prestações de João Almeida e José Sousa, respetivamente, na 20.ª e 21.ª posições, com 2h17m54s e 2h18m20s. Fábio Oliveira classificou-se na 30.ª posição, com a marca de 2h25m50s.
Com a mesma emoção, Solange Jesus relatou uma prova “muito difícil, disputada após uma fase menos boa”, na qual disse que sentiu falta de alinhamento entre os aspetos físico e mental. “Hoje estou muito orgulhosa da minha prestação e do trabalho desenvolvido por todos os que me apoiam. É com muito respeito que encaro esta distância. Emocionei-me no percurso várias vezes, mas foquei-me no apoio das pessoas que deixei em casa, do meu treinador [Ricardo Gomes], de todos os que sempre acreditaram em mim. Passei da 15.ª melhor marca para um sexto lugar nestes campeonatos, com um percurso bastante difícil, durante o qual sofri bastante, principalmente na parte final. Valeu-me o apoio do público e da comitiva nacional. Foi brutal e estou muito feliz”, partilhou Solange Jesus antes de ser recebida de braços abertos por toda a comitiva e de poder abraçar emocionada o seu treinador.
Sagraram-se campeões europeus o italiano Iliass Aouani, com 2h09m05s, e a espanhola Fátima Azzahraa Nafie, com 2h19m28s. Coletivamente a vitória masculina foi para Israel. Do lado feminino venceu a seleção espanhola.
Os resultados completos estão disponíveis em https://www.acn-timing.com/?lng=EN#/events/2157860289051328/ctx/20250412_ek/cms/MARA
Fotos: FPA/António Magalhães