Este foi um fim-de-semana de bons resultados para o atletismo nacional, com duas seleções a disputarem Campeonatos da Europa, com excelentes prestações, o que já motivou um telefonema do Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, a felicitar o atletismo nacional pelas conquistas.
Nos Campeonatos da Europa de Estrada, em Bruxelas, Bélgica, conquistámos hoje o quarto lugar por equipas na maratona, com grandes prestações individuais dos atletas Rui Pinto (8.º), Solange Jesus (6.ª) e Mariana Machado, que ficou a um passo do pódio nos 10 km, obtendo um 4.º lugar a poucos segundos do recorde nacional da distância, que pertence a Sara Moreira. No dia de ontem, mas na distância de meia-maratona, por equipas, Portugal conseguiu a 5.ª posição em masculinos e femininos, com destaque para a prestação individual de Susana Godinho (6.ª).
Portugal esteve ainda ao mais alto nível nos Campeonatos da Europa VIRTUS, que se realizaram hoje, em Génova, Itália, ao conquistar o título europeu coletivo nos 10 km e na Meia Maratona, bem como os respetivos títulos individuais, por Cristiano Silva Pereira e por Cristiano Pereira.
O Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Domingos Castro, chefe de equipa em Bruxelas, destacou “os lugares coletivos e individuais de excelência”, garantindo, após análise realizada pela equipa técnica, que vai “reforçar a aposta nas equipas que forem identificadas pelos técnicos nacionais como potenciais candidatas a medalhas”, sublinhando: “Nestes Campeonatos da Europa ficámos muito perto dos lugares de pódio, pelo que é preciso continuar a trabalhar para dar cada vez mais condições a estes atletas e apostar em equipas fortes, candidatas a medalhas. Esta seleção protagonizou uma boa prestação coletiva, e também individual, sendo que, para muitos atletas, foi uma nova experiência.”
O ambiente vivido em Bruxelas e a configuração desta edição pioneira dos Campeonatos da Europa de Estrada, que, pela primeira vez, reúne a elite com os runners, com o mote “Run with the Champions [Corre com os campeões]”, foram outros dos pontos positivos destacados por Domingos Castro. “Construímos um ambiente muito bom entre todos, com os atletas a demonstrarem orgulho e responsabilidade em representação do nosso país. Estamos finalmente a trabalhar em equipa e para o mesmo lado”, declarou. E acrescentou: “Juntar a elite aos runners é um desafio muito grande em termos logísticos, mas esta organização fê-lo bem, de uma forma geral, com resultados positivos para ambos os lados. Os runners puderam estar com os seus ídolos e os atletas de elite beneficiaram com o seu entusiasmo e sentiram-se apoiados e motivados durante toda a competição. Foi um ambiente espetacular!”.
Já no que diz respeito aos campeões VIRTUS, o Presidente da FPA fez questão de deixar uma mensagem de reconhecimento e orgulho: “Sou fã do Atletismo Adaptado e quero transmitir a estes atletas que a Federação está a fazer tudo o que está ao seu alcance para garantir todas as condições necessárias ao seu desenvolvimento.” Durante a reunião técnica que decorreu hoje ao final do dia, em Bruxelas, Domingos Castro aproveitou ainda para partilhar a mensagem transmitida pelo Secretário de Estado do Desporto Pedro Dias, a quem agradeceu “o gesto de reconhecimento”. Antes de terminar a sua intervenção, o Presidente da FPA deixou uma última nota: “Quero ainda deixar um apelo aos nossos atletas do alto rendimento, para que se preocupem e tenham orgulho em representar Portugal. As competições, em contexto de seleção, são sempre de grande nível internacional e de grande prestígio e Portugal merece ser representado pelos melhores dos melhores. A Federação Portuguesa de Atletismo dá todo o apoio que os atletas necessitam durante todo o ano e, por isso, lembrem-se que Portugal precisa dos vossos bons resultados ao serviço da seleção.”
Foto: FPA/António Magalhães