A pista do Complexo Municipal Carla Sacramento, em Amora (Seixal), volta a receber competições nacionais este fim-de-semana, com a realização (sábado, dia 26, e domingo, dia 27) dos Campeonatos Nacionais Sub-20, numa realização da Federação Portuguesa de Atletismo, com apoio da Associação de Atletismo de Setúbal e do Município do Seixal.
Estes Nacionais, são dos mais antigos que se realizam em Portugal. Tiveram o seu início em 1930, então só para atletas masculinos (contudo a classificação coletiva só foi introduzida em 1939), sendo a competição feminina introduzida no calendário mais de três décadas depois (1966) e também ela só conheceu classificação coletiva a partir de 1971.
Ao longo das mais de sete décadas da competição coletiva, ainda é o Sport Lisboa e Benfica quem totaliza mais presenças (73) nos pódios coletivos, com 40 títulos nacionais. Contudo, o Sporting, campeão no ano passado, soma 68 presenças no pódio, e está a aproximar-se no número de títulos (32) vezes como campeão nacional. Apenas mais quatro equipas lograram o título nacional: FC Porto (3), CDUL (1), CS Marítimo (1) e J. Vidigalense (1), com estes a somarem 16 presenças no pódio. No total, ao longo dos anos, 25 clubes já conquistaram lugares no pódio.
Já na competição feminina, há mais dispersão de títulos (11 clubes) e menos presenças nos pódios (20 clubes). O Benfica ainda é quem tem mais títulos (16), contra 14 do Sporting, mas são estes que somam mais presenças nos pódios (36), contra 29 do Benfica. O Vidigalense é a terceira equipa com mais subidas ao pódio (19), duas como campeão.
Nos dois últimos anos, os dois pódios (masculino e feminino) conheceram as mesmas equipas, nas mesmas posições: primeiro Sporting, segundo o Vidigalense, terceiro o Benfica.
Em termos individuais, estes campeonatos também têm um interesse suplementar, pois são a competição de avaliação final para a definição da equipa para os respetivos Campeonatos da Europa, sendo obrigatória a participação de todos os atletas que pretendam qualificar-se, devendo os mesmos demonstrar um bom estado de forma.
E, para estes Europeus que se disputam em Tampere, na Finlândia (de 7 a 10 de agosto), Portugal já tem um lote de 27 atletas que já conseguiram a marca de qualificação, só que a FPA apenas selecionará os atletas nascidos em 2006, 2007 e 2008 (no máximo de três atletas por prova), tendo agora de demonstrar a sua forma nestes Nacionais sub-20.
Estão entre estes atletas os jovens Pedro Afonso (200 e 400 metros), Miguel Villamudria (200 m), Rui Serras (400 m), Nuno Cordeiro (800 m), Tiago Jorge e Manuel dos Santos (3000 m), Pedro Rodrigues (5000 m), Tiago Machado e Leonardo Oliveira (3000 m obstáculos), Eduardo Camarate (10000 m marcha) e Denis Hrabar (decatlo), em masculinos; Margarida Oliveira (200 m), Mariana Moreira (1500 m), Solange Nunes, Maria Jesus Cátia Khvas (esta também em 3000 m obstáculos), Carolina Correia, Ema Simão e Stela Fernandes (3000 m), Maria João Pimentel (também em 3000 m obstáculos), Carolina Correia e Lara Costa (5000 m), Iara Vacondeus (100 m barreiras), Cristina Neves (400 e 400 m barreiras), Natacha Candé (altura e heptatlo), Tatiana Pereira (comprimento e triplo) e Isabel Luís (10000 m marcha, Isa Ferreira tem melhor marca em estrada), em femininos.
As provas têm o seu início às 15h15 de sábado (com transmissão, via streaming no canal Youtube da FPA, dando em diferido em A Bola TV), com a segunda jornada a começar no domingo, às 8h30 (esta, com streaming em direto no Youtube da FPA e também em A Bola TV).
Os resultados (em direto) serão publicados no portal FPA Competições. Para mais informações (programa-horário, histórico, etc), consultar a página da FPA.
Foto: Natacha Candé (FPA / Marcelino Almeida)
