Tradição e futuro lado a lado nos Nacionais de Corta-Mato Lagoa 2025

FPA Geral Notícias

6 Nov, 2025
nacional_2024_marcelino_almeida

A edição de 2025 dos Campeonatos Nacionais de Corta-Mato marca a 102.ª edição da competição, uma das mais antigas e prestigiadas do atletismo português, sendo a 59.ª vez que se realiza também na vertente feminina.

Neste ano de 2025, a prova realiza-se em Lagoa, no Algarve, nos dias 22 e 23 de novembro, na mesma pista onde algumas semanas depois (a 13 e 14 de dezembro) irá realizar-se os Campeonato da Europeus de Corta-mato. Aqui, avulta o facto de esta competição ser considerada o “test event” para os Europeus, com todo o enquadramento igual ao da competição internacional, inclusive com transmissão televisiva na RTP.

O campeonato Nacional reúne atletas de todos os escalões, de seniores a sub-23, dos juniores aos veteranos (estes terão os seus campeonatos na véspera, dia 22). Realizam‐se também os Campeonatos Nacionais de Atletismo Adaptado.

História

A primeira edição realizou-se em 1911, em Lisboa, onde se manteve até ao ano de 1936, embora com várias interrupções pelo meio (entre 1913 e 1922, por exemplo, a prova não se realizou). Ao longo de mais de um século, o campeonato já passou por dezenas de cidades, com destaque para a capital do País, mas também para o Porto, Guimarães ou Oeiras, que acolheram múltiplas edições graças às suas condições ideais para corridas de fundo em terreno natural.

O corta-mato, que ganhara contornos competitivos em Inglaterra ainda no século XIX, chegou, assim, em maio de 1911 pela primeira vez a Portugal por intermédio da Liga Sportiva e uma Comissão de Sports Athleticos, constituída por Cândido Silva, Augusto Sabbo e João Lopes de Figueiredo. A inscrição foi 2$50 escudos, por atleta individual, e 10$00 escudos, por equipa, o que representava um valor elevado para a época. Mesmo assim, a prova reuniu 48 participantes. Francisco Lázaro, atleta do Benfica, foi o vencedor em termos individuais, enquanto coletivamente a vitória coube ao SC Império.

Feminino

Em 1967, a Federação Portuguesa de Atletismo decidiu promover a realização do primeiro campeonato nacional feminino, que se realizou também em Lisboa. Registou a presença de 17 atletas em representação de quatro clubes (Sporting, Benfica, Sporting de Espinho e Santa Clara). A prova decorreu num circuito de uma volta de 1500 metros, onde a benfiquista Manuela Simões cortou a meta em primeiro lugar.

Os Campeonatos Nacionais de Corta-Mato são um espaço de contacto entre jovens talentos e atletas consagrados. A última edição teve lugar em Guimarães, na Pista Gémeos Castro, e consagrou Miguel Moreira (Benfica) como campeão masculino absoluto e Mariana Machado (SC Braga) como campeã nacional feminina absoluta (a queniana Grace Nawowuna, do Sporting, no entanto, foi quem venceu a corrida). Coletivamente, o Benfica venceu em masculinos e o SC Braga em femininos. Já Sporting dominou coletivamente várias categorias de juniores.

Lagoa 2025 promete, assim, continuar a tradição, unindo história e renovação do corta-mato em Portugal.

Mais informações (regulamento, programa-horário e histórico da competição) na página oficial dos Campeonatos Nacionais de Corta-mato. As inscrições já estão abertas no portal FPA Competições, para os nacionais seniores, sub-23, sub-20, sub-18 e sub-16 (competição no dia 23 de novembro), e também para os nacionais de veteranos, no dia 22 de novembro.

Foto (arquivo 2024): FPA / Marcelino Almeida

Partilhar