A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), representada pelo Presidente e Vice-Presidente, Domingos Castro e Paulo Guerra, respetivamente, assinou hoje, no Algarve, no âmbito do Programa Nacional de Marcha e Corrida, um protocolo de cooperação com a Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR), que visa a identificação precoce de sintomas em atletas e aconselhamento na prevenção de doenças reumáticas.
O acordo foi firmado durante o XXVII Congresso Português de Reumatologia, que decorre no Sul do País e entra em vigor de imediato, estando a primeira ação, um rastreio, marcada para Janeiro, nos Centros de Marcha e Corrida de Lisboa e Jamor.
A SPR esteve representada pelo seu Presidente, Dr. Fernando Santos, tendo também marcado presença na cerimónia a Profª Helena Canhão, Secretária de Estado da Ciência e Inovação.
Após a assinatura o Presidente da FPA, referiu estar “extremamente satisfeito com a parceria”, acrescentando que “a SPR desenvolverá, a partir de 1 de janeiro, um projeto piloto de rastreios de osteoporose e de avaliação da composição corporal em alguns Centros de Marcha e Corrida, que permitirá perceber a influencia da prática de exercício físico regular na sua evolução”.
Por seu turno, Paulo Guerra, Vice-Presidente responsável pelo Programa Nacional de Marcha e Corrida, afirmou que “a FPA está a desenvolver parcerias e atividades que possibilitem combater os hábitos de sedentarismo e contribuir para a melhoria dos níveis de saúde da população portuguesa” sublinhado que “o protocolo com a SPR vem dar continuidade a outros já estabelecidos e que se têm revelado muito importantes para a prevenção de doenças”, lembrando “o acordo existente, por exemplo, com a Sociedade Portuguesa de Cardiologia”.
Importa informar que os rastreios serão realizados por reumatologistas definidos pela SPR e que as datas em que vão acontecer serão comunicadas atempadamente nas plataformas da FPA.
