Hegemonia bracarense em corta-mato a confirmar em Lagoa

FPA Geral Notícias

21 Nov, 2025
MARC1899

Não se esperando uma prova tão “aberta” como em masculinos, os Campeonatos Nacionais de Corta-mato femininos, que se realizam no domingo, dia 23 de novembro, no Parque Urbano do Parchal, em Lagoa, não deixarão de ser bem emotivos. Na estafeta mista, avulta a presença do campeão mundial de 1500 metros, Isaac Nader.

O aspeto coletivo aqui terá muita importância. Sendo este o ano em que, pela primeira vez, a prova de seniores será dividida em duas séries, a principal, de elite, contará com 36 atletas, e estarão em luta direta os clubes que buscam a subida ao pódio.

A formação do Sporting Clube de Braga, campeã em 2024

Desde logo o Sporting Clube de Braga, que nos últimos três anos, muito graças a Mariana Machado, “reeditou” o estatuto hegemónico no corta-mato. Sem atletas estrangeiras, a formação minhota conta, uma vez mais, com uma Mariana Machado a subir de estatuto internacionalmente e que busca o pentacampeonato (campeã consecutiva nos últimos quatro anos). Laura Taborda, segunda no ano passado, regressada à competição (vencedora no crosse italiano “della Valsugana”) e Vanessa Carvalho, terceira em 2024, são mais dois trunfos a que se juntam a consagrada Solange Jesus (6ª em 2024) e Rita N. Figueiredo (3ª sub-23 no ano passado).

Vice-campeãs nas três últimas edições, as atletas do Sporting Clube de Portugal tentarão, de novo, surpreender as minhotas. Para tal contam com a etíope Lemlem Nibret (8ª classifica nos Mundiais de corta-mato em 2024, em sub-20) e a sueca Liv Dinis (6ª classificada nos campeonatos Nórdicos), que se juntam às consagradas e internacionais Susana Francisco e Ana Mafalda Ferreira, e às mais jovens Marta Castro (13ª em 2024) e Catarina Carmo, entre outras.

Mas, atenção à recém-formada equipa de meio-fundo do Sport Clube Beira-Mar, constituída pelas atletas que saíram do Recreio de Águeda: Susana Santos (7ª em 2024), Rafaela Fonseca (9ª) e Susana Cunha (10ª), reforçada com a inclusão da campeã nacional de 2024, Beatriz Rios.

A equipa do São Salvador do Campo, que integra Ana Marinho, Sara Duarte e Mónica F Silva, entre outras, terá também uma palavra a dizer nesta luta.

Os outros escalões

Nos restantes escalões, será que teremos uma repetição do pódio sub-23 de 2024? A verdade é que as três primeiras voltam a competir. Beatriz Rios (campeã), Marta Castro (vice-campeã) e Rita Figueiredo (terceira) prometem grande luta em busca da qualificação para os Europeus que se realizam no mesmo local, três semanas depois. Neste escalão não há classificação coletiva.

Quanto ao escalão sub-20, voltam a competir duas das atletas que subiram ao pódio em 2024: Solange Nunes, do Estreito, vice-campeã, e Stela Fernandes, do Sporting, terceira classificada. Atenção a Cátia Khvas, do NúcleOeiras, vice-campeã sub-18, em 2024, que compete pela primeira vez no escalão superior. Em termos coletivos, o Sporting tem a melhor formação e é favorito a um segundo título consecutivo, enquanto o Núcleo de Barrosas Amador e a Associação Desportiva NúcleOeiras lutam pela subida ao pódio (contam as três primeiras classificadas).

No escalão sub-18, o Sporting também se apresenta como favorito a conquistar o terceiro título consecutivo. As “leoas” contam agora com a campeã do ano passado, Maria Jesus, a liderar uma forte equipa. Mas, atenção à formação do União Desportiva da Várzea, com crónica presença nos pódios, e que contam com Mariana Moreira, quarta classificada no ano passado.

Campeões mundiais na equipa do Benfica para a estafeta mista

Pódio da estafeta mista em 2024

Ainda a “gatinhar” em termos históricos (vai para a quinta edição), a estafeta mista (troços de 1500 metros) ainda não conheceu nenhuma equipa bicampeã, e este ano apenas duas formações estão em posição para alcançar esse feito: o Sporting (campeão em 2022/23) e o Benfica (campeão no ano passado). A formação leonina conta com Patrícia Silva (medalha de bronze nos mundiais de pista coberta em 2025) e ainda tem inscritas as atletas Carlota Almeida, Teresa Delfino, e as etíopes Degu Birtukan (4m11s00”, recorde pessoal aos 1500 metros) e Hawi Abera (vencedora da Taça dos Campeões Europeus, pelo Sporting, em 2025), tendo de escolher duas, tendo como elementos masculinos inscritos os atletas Alex Macuácua (moçambicano), Rodrigo Lima e David Garcia.

Já o Benfica conta com o campeão mundial dos 1500 metros, Isaac Nader, entre os atletas masculinos inscritos (também estão inscritos na prova individual longa), enquanto em femininos tem inscritas as atletas Salomé Afonso, vice-campeã europeia de 1500 metros e medalha de bronze europeia dos 3000 metros, ambas em pista coberta, a campeã mundial júnior de 3000 metros em 2021, Teresiah Gateri (Quénia) e ainda Inês Rico.

Europeus e Taça dos Clubes Campeões Europeus no horizonte

Para além das decisões dos títulos, os Campeonatos Nacionais de Corta-mato têm outras decisões em equação.

A seleção portuguesa para os Campeonatos Europeus de Corta-mato, que se realizam também em Lagoa, no dia 14 de dezmebro, será finalizada após os Nacinais. . De acordo com os critérios de classificação, serão automaticamente selecionados os três primeiros classificados em cada escalão (sub-20, sub-23 e seniores). Os três restantes atletas serão selecionados em função da sua prestação desportiva, em competições nacionais e internacionais, ao longo do período de observação (18 de outubro a 23 de novembro).

De acordo com o documento dos critérios de seleção, a participação nos Campeonatos Nacionais de Corta-mato, é o momento de observação com maior importância no processo de seleção dos atletas.

Para a estafeta mista de 4×1500 metros, a seleção será feita em função da análise da prestação desportiva dos atletas na estafeta do Campeonato Nacional de Corta-mato, principal momento de avaliação, e em provas nacionais e internacionais, na distância da milha e 1.500 metros, realizadas em estrada, corta-mato e pista, durante o período de observação. No entanto, nesta disciplina, a Direção Técnica Nacional (DTN), por forma a assegurar melhor representação nacional, reserva-se no direito de selecionar atletas que tenham prestações desportivas assinaláveis, nas distâncias de milha e 1.500 metros, durante o ano de 2025.

Também será decidida a representação portuguesa na Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-mato. Na edição de 2026 da Taça dos Clubes Campeões Europeus (TCCE), Portugal pode ser representado por duas equipas por escalão e género (absolutos e sub-20) e duas equipas na Estafeta Mista.

Assim, para representar Portugal, serão apuradas as duas primeiras equipas do escalão sub-20 e absolutos, de cada género, e estafeta mista. Contudo, é bom de referir, que os clubes classificados nos três primeiros lugares da edição anterior da TCCE de Corta‐mato de 2025, em cada prova, são elegíveis para competir com uma equipa em 2026, além do descrito em 7.2, não sendo tal direito transferível a qualquer outro clube.

Onde ver e acompanhar os Campeonatos Nacionais de Corta-mato

102.ª edição dos Campeonatos Nacionais de Corta-mato realiza-se em duas jornadas. No sábado, dia 22 de novembro, realizam-se as provas para atletas veteranos, no domingo, dia 23 de novembro, os restantes escalões (sub-16 a seniores).

As principais informações (regulamento e histórico) estão na página da competição.

Para consulta das inscrições e, posteriormente, acompanhar os resultados em direto, deixamos AQUI a ligação para o portal de competições.

Para quem não conseguir deslocar-se a Lagoa para assistir ao vivo, deixamos aqui a informação de que as provas (no dia 23 de novembro) serão transmitidas na RTP2, entre as 11h40 e as 13h25, e na RTP Play, entre as 8h55 e as 14h20.

Foto (arquivo) Marcelino Almeida / FPA

Partilhar