Margarida Silva regressa de Tóquio com três medalhas dos Jogos Surdolímpicos

FPA Geral Notícias

28 Nov, 2025
capa jsolimpicos

Na manhã de hoje, chegou ao Aeroporto Humberto Delgado a comitiva portuguesa que participou nos Jogos Surdolímpicos, realizados em Tóquio, Japão. O grupo, composto por 13 atletas e técnicos, regressou a Portugal trazendo na bagagem um total de seis medalhas.

Grande destaque para a atleta Margarida Silva, que se apresentou com um lindo sorriso e visivelmente feliz com as três medalhas conquistadas: duas de ouro, nos 800 e 5000 metros, e uma de prata, nos 1500 metros. À sua espera estavam Domingos Castro, Presidente da Federação Portuguesa, familiares e representantes da comunicação social. Margarida, sempre com um enorme sorriso, teve a oportunidade de corresponder a todas as solicitações, destacando o excelente ambiente vivido na comitiva.

Após receber os parabéns de Domingos Castro e um ramo de flores, a atleta comentou: “Sinto-me muito acarinhada por todas as pessoas que estiveram aqui para me receber. Não há muitas palavras para este momento, apenas as emoções que se sentem ao ver que me apoiam muito.” Acrescentou ainda: “Acima de tudo, gostaria que estas medalhas fossem o princípio daquilo que será o futuro do desporto surdo, porque sei que, como eu, há outras atletas que, no fundo, escondem a sua surdez. Pratico atletismo há dez anos, sabendo que tinha esta condição, sabendo que era diferente. Espero que, de alguma forma, outras pessoas se sintam inspiradas pela minha história e possam assumir a sua surdez sem qualquer tipo de constrangimento.” Para terminar, referiu: “Das três medalhas obtidas, a medalha de ouro dos 800 metros representa muito para mim.”

Domingos Castro, visivelmente satisfeito, declarou: “A Margarida é um fenómeno, é um caso sério da nossa modalidade. Eu, como Presidente da Federação, estou muito grato à Margarida, ao seu técnico e à sua família, porque a família faz parte destas vitórias. Tenho a certeza de que já a apoiou muito e, como atleta que fui, sei do que estou a falar. Relativamente à primeira medalha, não tenho palavras que descrevam a minha felicidade e a minha gratidão por todos aqueles que trabalharam para esta conquista. A nós, Federação, cabe apoiar ao máximo aquilo de que a Margarida necessita e, dentro das nossas possibilidades, garantir que nada lhe falte. Estou convicto de que este é o princípio de muitas vitórias e que servirá de incentivo e motivação para muitos outros atletas como ela. Por isso, Margarida, muitos parabéns mais uma vez e bem-vinda novamente a Portugal.”

O atleta Francisco Laranjeira classificou-se em 4.º lugar nos 5.000 metros e em 8.º lugar nos 10.000 metros. No salto em comprimento, Hemilton Costa alcançou o 10.º lugar, enquanto no salto em altura o atual campeão do mundo de juniores, Gustavo Pereira, terminou na 11.ª posição. Na maratona, o atleta Ricardo Gomes estabeleceu um novo recorde pessoal, concluindo a prova no 12.º lugar.

Durante a tarde de hoje a comitiva será recebida por Sua Excelência, o Senhor Presidente da República Portuguesa, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.

Partilhar