O Fórum Braga recebeu este sábado a jornada inaugural dos Campeonatos Nacionais de Sub-18 em Pista Curta, marcada por uma chuva de recordes e a confirmação de favoritismo de vários jovens atletas.
A primeira jornada da competição nacional de sub-18, realizada no Fórum Braga, destacou-se pelo elevado nível competitivo e pela superação de marcas. Entre os diversos momentos de glória, sobressaíram as revalidações de títulos nacionais e o estabelecimento de novos recordes dos campeonatos, demonstrando a vitalidade e o futuro promissor do atletismo nacional nestas idades.
Domínio nas provas combinadas
Nas provas combinadas, que se realizaram dia 24 e 25 de janeiro, nos Campeonatos Nacionais de Sub-18, Sub-20 e Sub-23, a emoção foi constante até ao último esforço.
Sara Ferreira, jovem prodígio do Vitória SC, sagrou-se bicampeã nacional do Pentatlo ao somar 4109 pontos, aumentando o recorde dos campeonatos, que já lhe pertencia desde o ano passado, e estabelecendo um novo recorde nacional. A atleta, além deste título conseguido em janeiro, voltou a brilhar ao vencer o salto em comprimento com a marca de 5,96 metros, estabelecendo um novo recorde dos campeonatos.
No setor masculino, João Matos, do GD Pedreiras, protagonizou uma ascensão notável. Depois de duas medalhas de prata em edições anteriores, o atleta conquistou finalmente o ouro no Heptatlo com 5267 pontos. Hoje, o seu desempenho voltou a ser coroado com um novo recorde dos campeonatos, mas no salto à vara, ao elevar a fasquia para 4,51 metros.
Velocidade e meio-fundo em destaque com um tricampeonato
A reta de 60 metros coroou os atletas mais rápidos do país com marcas de excelência. Carolina Ventura, do Benfica, confirmou o seu estatuto ao sagrar-se tricampeã nacional com o tempo de 7,55 segundos. Já Francisco Fernandes, do Papa Léguas de Famalicão, protagonizou uma das maiores evoluções da jornada: após o bronze em 2025, o velocista correu para o ouro e fixou um novo recorde dos campeonatos com a marca de 6,87 segundos.
Nas provas de 1500 metros, a resistência foi a chave para Mariana Maciel (SC Braga), que venceu em 4:45,53, e Samuel Rodrigues (CA Sintra), que cruzou a meta em primeiro com 4:03,64.
Mais recordes
Os concursos técnicos também escreveram novas páginas na história da competição. Madalena Silva, do GCA Donas, elevou-se acima de toda a concorrência no salto em altura, vencendo com 1,67 metros, marca que constitui um novo recorde dos campeonatos.
No lançamento do peso (5kg), António Barata (GCA Donas) impôs-se com um arremesso de 14,78 metros, enquanto no salto em comprimento masculino, Pedro Silva (Benfica) garantiu o título com 6,87 metros.
Na marcha, Helena Rodrigues (Juv. Ilha Verde) revalidou o título de bicampeã nos 3000 metros, estabelecendo um novo recorde dos campeonatos com o tempo de 13:48,49. Nos 5000 metros marcha masculinos, Afonso Lindeza (GCA Donas) foi o mais forte, terminando em 26:22,68.
Explosão e bicampeonato nos 300 metros
A fechar o dia, as provas de 300 metros trouxeram ritmos intensos à pista curta de Braga. Isabel Serras, do Vitória SC, demonstrou a sua rapidez ao vencer a prova feminina com o tempo de 40,41 segundos. No setor masculino, Mateus Jesus, em representação do CS Marítimo, foi o mais veloz novamente, completando a distância em 35,11 segundos e sagrando-se bicampeão.
Estes resultados encerram um primeiro dia de competição que deixa antever mais momentos de grande nível para a jornada de domingo, com os clubes e atletas a lutarem pelos lugares mais altos do pódio nacional.


