Os Campeonatos Nacionais de Lançamentos Longos decorreram este fim-de-semana no Centro de Alto Rendimento do Jamor, reunindo os melhores especialistas nacionais do disco, martelo e dardo. Na segunda jornada realizada este domingo, foi a vez dos escalões mais jovens entrarem em ação.
Ao longo de duas jornadas, a competição organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo voltou a afirmar a vitalidade do sector dos lançamentos, com disputas equilibradas e marcas de relevo em vários escalões. Num ambiente competitivo exigente, jovens promessas e atletas já consolidados dividiram protagonismo, numa prova que marca tradicionalmente o arranque da época longa ao ar livre.
Lançamento do Disco
O título nacional sub-18 masculino do disco (1,5 kg) foi para Guilherme Gavina (CRCDL), que dominou a prova com o melhor lançamento do dia, impondo-se com 45,84 m, superando José Martins (JV) e Frederico Serrano (QFC), segundo e terceiro classificados respetivamente.
Na vertente sub-18 feminina da prova do disco (1 kg), Sara Lopes (AGDAK) sagrou-se campeã com 38,92 m, por apenas nove centímetros de vantagem sobre Rafaela Lacerda (CIAIA), estreitando a disputa até ao último ensaio.
Lançamento do Martelo
No martelo sub-18 masculino (5 kg), Francisco Ribeiro (ACFR) conquistou o ouro com um ensaio de 51,25 m, apenas ligeiramente à frente de Frederico Serrano (QFC), que fez 51,02 m. O pódio fechou com Armando Amado (CPTSC).
Em femininos (sub-18, 3 kg), Clara Teixeira (AJS) impôs-se com uma marca de 54,02 m, seguida por Margarida Calhau (JV) e Lara Silva (QFC), completando assim o pódio.
Lançamento do Dardo
Entre os escalões combinados de Sub-23 e Seniores no dardo de 600 g, a vitória absoluta foi alcançada por Jéssica Barreira, atleta do Sporting CP com o melhor lançamento do dia a chegar aos 51,81 m, seguida pela Sub-23 Marta Trovoada, também do Sporting (SCP) com 46,93 m. A terceira posição ficou com Marta Batalha (GDD), atleta que há um ano sofreu uma lesão grave (fratura do pulso). Regressou agora e na sua primeira prova após a recuperação conquistou o pódio com o bronze graças à marca de 41.05.
No dardo 700 g, em masculinos sub-18, a vitória foi para Pedro Marcelino (JV) com a marca de 51.99. Micoly David (SCP) e Luís Bibi (CLAC) completaram o pódio.
Já em femininos (500 g) foi dominado por Beatriz Silva (JV), que lançando a 38,75 m garantiu o título diante de Célia Dantas (ACDAV) e Francisca Mendes (JV).
Esta edição dos nacionais continuou a tradição dos lançamentos longos como uma das áreas mais técnicas do atletismo, evidenciando talentos em ascensão no escalão Sub-18 e performances consistentes nos escalões superiores. A disputa por pódios foi renhida e fez com que cada disciplina fosse competitiva até ao último ensaio.
Consulte aqui os resultados completos aqui.

