Portugueses para os Europeus de Corta-Mato Dublin 2021

FPA Geral Notícias

9 Dez, 2021
8M1A6376

Os Campeonatos Europeus de Corta-mato sempre conheceram a presença de atletas portugueses e a 27ª edição, que se realiza em Fingal – Dublin (República da Irlanda), não foge à regra.

São vinte os atletas que representarão as cores de Portugal na pista verdejante irlandesa (e que viajam amanhã, com concentração marcada para o Aeroporto Humberto Delgado às 11 horas), metade dos que estiveram na última edição da prova, em Lisboa 2019, apresentando-se com quatro equipas para pontuar coletivamente.

A prova principal masculina (seniores) apresenta quatro atletas (para pontuarem três) com muita experiência em Europeus. André Pereira, do Sport Lisboa e Benfica, soma já seis participações – uma em sub-20 (como melhor um 45º lugar), três em sub-23 (35º como melhor) e duas em absolutos, tendo sido 20º classificado em 2019. Com mais uma presença, Miguel Marques, do Sporting Clube de Portugal, vice-campeão nacional, tem mais uma presença – três em sub-20 (24º como melhor), duas em sub-23 (42º como melhor) e duas em absolutos (28º, em 2019, como melhor). Com seis presenças está o atual campeão de Portugal, Samuel Barata, do Sport Lisboa e Benfica, que regista duas presenças como sub-20 (94º como melhor), duas em sub-23 (46º como melhor) e duas em absolutos (20º como melhor, precisamente em 2017, ano da sua última participação em Europeus). Menos presenças (três) na competição, mas bem mais experiente, Rui Teixeira, do Sporting Clube de Portugal, tem como melhor um 19º lugar alcançado em 2011.

Promissora é a equipa portuguesa em sub-23 que integra quatro dos atletas que conseguiram a medalha de bronze coletiva em sub-20 nos Europeus de 2019. São eles Etson Barros, do Sport Lisboa e Benfica, quarto classificado em sob-20 em Lisboa 2019, Duarte Gomes, do Sport Lisboa e Benfica, 14º sub-20 e, 2019; Miguel Moreira (Sporting Clube de Braga), 21º em 2019, e Ruben Amaral (Sporting Clube de Portugal), 44º, aos quais se juntam os já sub-23 em 2019 Alexandre Figueiredo, 38º em 2019, e Isaac Nader, 44º em 2019, ambos do Sport Lisboa e Benfica.

Finalmente, a equipa sub-20 é composta por quatro atletas sem experiência na competição: os gémeos João (campeão nacional) e Pedro Amaro (vice-campeão), do Recreio Desportivo de Águeda, e ainda Jacinto Gaspar e Duarte Santos, ambos do Sporting Clube de Portugal.

Em femininos, aposta nas atletas esperanças sub-23, Mariana Machado, do Sporting Clube de Braga, medalha de bronze sub-20 nos Europeus em Lisboa, no culminar de três presenças nesse escalão, recentemente sagrada campeã de Portugal, e Lia Lemos, do Sporting Clube de Portugal, também ela conta com duas presenças em sub-20 (18ª como melhor).

No que respeita ao escalão sub-20, a equipa será liderada pela campeã de Portugal no escalão, a sportinguista Rita Figueiredo, em estreia na competição, bem apoiada pela vice-campeã Camila Gomes, do Sport Lisboa e Benfica (que foi 50ª classificada nos Europeus em 2019), e pelas estreantes Ana Silva, do Maia Atlético Clube, terceira nos nacionais, e Beatriz Fernandes, do Associação Desportiva NúcleOeiras, a única atleta sub-18 (campeã nacional do escalão).

Na Irlanda, os atletas portugueses irão encontrar um percurso muito idêntico ao que experimentaram em Vale de Cambra, nos Nacionais. As diferenças estarão no grau competitivo e no frio (e alguma chuva) que se fará sentir.

(No artigo de ontem demos conta de dados estatísticos sobre os Europeus e divulgámos o dossier da equipa nacional)

Partilhar