Benfica e Sporting lideram nacionais de esperanças

Geral Notícias

5 Mar, 2022
100A2853

A pista de Pombal acolhe este fim-de-semana (5 e 6 de março) os Campeonatos Nacionais de Esperanças em Pista Coberta. No final da primeira jornada, coletivamente segue na frente o Sport Lisboa e Benfica (SLB), em femininos, e o Sporting Clube de Portugal (SCP), em masculinos, respetivamente com 38,5 pontos e 57 pontos.

Do lado feminino, o Sporting e a Juventude Vidigalense estão provisoriamente na segunda e terceira posições, respetivamente, com 37,5 pontos e 16,5 pontos. Do lado masculino completam, no final desta primeira jornada, o pódio coletivo provisório, o Benfica, com 38,5 pontos, e a Juventude Vidigalense, com 23 pontos.

Individualmente, destaque para Paulo Pereira, do Maia, que se sagrou campeão nacional de esperanças nos 60 metros, com o tempo de 6,89s, recorde pessoal, que o coloca na sétima posição sub-20 de sempre. Do lado feminino, Íris Silva, do Benfica, venceu com a marca de 7,56s, recorde pessoal.

Nos 400 metros femininos, Juliana Guerreiro, do Sporting, renovou o título de campeã nacional de esperanças, com a marca de 55,56s. Do lado masculino, Ericsson Tavares, do Benfica, conquistou o seu primeiro título nacional de esperanças, com a marca de 47,69s, a segunda melhor nestes campeonatos.

Nos 1500 metros femininos, o já habitual despique entre Camila Gomes, do Benfica, e Rita Figueiredo, do Sporting, animou os campeonatos, com a primeira a levar a melhor desta vez e a sagrar-se campeã nacional de esperanças, com a marca de 4m28,51s. A nova vice-campeã nacional de esperanças, com a marca de 4m28,80s, estabeleceu um novo recorde pessoal.

Do lado masculino, o duelo final foi entre Etson Barros, do Benfica, e o recém-sagrado campeão de Portugal de 3000 metros, Ruben Amaral, do Sporting, com o benfiquista a conseguir o título de campeão nacional de esperanças com a marca de 3m52,11s.

De sublinhar ainda a prestação de Pedro Buaró, do Estreito, que carimbou o seu quarto título de campeão nacional de esperanças no salto com vara, transpondo a barreira dos 5,20 metros e igualando o seu recorde pessoal e a segunda melhor marca do ano, que foi realizada por Carlos Pitra, do Sporting, hoje segundo classificado, com a marca de 5,10 metros.

No salto em comprimento feminino, sagrou-se campeã Ana Rita Silva, do Maia, com a marca de 5,98 metros, numa prova ganha por Agate de Sousa, do Benfica, com 6,49 metros, que não pontua para efeitos de campeonato por ser são-tomense.

Gerson Baldé, do Benfica, conquistou o título de campeão nacional de esperanças de salto em comprimento, com a marca de 7,43 metros.

Pedro Dias, do Pechão, venceu os 5000 metros marcha, com 21m06,99s. Do lado feminino sagrou-se campeã nacional de esperanças, nos 3000 metros, Joana Pontes, do LMA-L, com o tempo de 13m16,27s.

Ana Leite, do Jardim da Serra, venceu o salto em altura, com a marca de 1,64 metros.

Os resultados completos podem ser consultados aqui: Campeonatos Nacionais de Esperanças em Pista Coberta (fpacompeticoes.pt).

Amanhã a transmissão em direto na página de Facebook e no canal de Youtube da FPA começa às 9h25, no seguinte link: https://youtu.be/0asJKSsk97s.

Fotos: FPA/Luís Barreto

Partilhar