As pistas de Lousada e Sobreda da Caparica preparam-se para receber amanhã, a partir das 15 horas, a 39ª edição da Final Nacional do Olímpico Jovem, competição organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo, em colaboração com as associações de atletismo do Porto e de Setúbal.
Depois de não se ter realizado em 2020 devido à pandemia e de em 2021 se ter realizado em três locais diferentes, o Olímpico Jovem, destinado a atletas Sub-16 e Sub-18 (estes com apenas cinco provas em cada género), volta a disputar-se com as associações divididas em duas pistas diferentes. A Norte, em Lousada, competem as seleções de Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Guarda, Madeira, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu; enquanto mais a Sul, em Sobreda da Caparica, competem as associações de atletismo de Açores, Algarve, Beja, Castelo Branco, Évora, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal.
Embora nas últimas quatro edições tenha havido alternância na seleção vencedora (Porto em 2021 e 2018; Lisboa em 2019 e 2017), é a Associação de Lisboa quem dominou desde sempre com 26 títulos e 12 segundos lugares, seguida de Aveiro, com cinco triunfos, cinco segundos lugares e 8 terceiros lugares, com o Porto em terceiro lugar somando 4 triunfos, 7 segundos lugares e 7 terceiros lugares.
O programa-horário e a lista de inscritos podem ser vistos na página oficial (https://fpatletismo.pt/geral/2022/05/torneio-nacional-olimpico-jovem-3/), enquanto os resultados em direto podem ser acompanhados na plataforma FPA Competições (https://www.fpacompeticoes.pt/1582/competicao).