Munique (Ale), 15 de agosto – Enquanto no centro da cidade evoluíam os maratonistas, no estádio olímpico disputavam-se qualificações e eliminatórias. Com bons resultados para Portugal.
No lançamento do peso, Auriol Dongmo e Jessica Inchude apuraram-se para a final. Dongmo, favorita ao pódio, fez valer o seu favoritismo e, com um primeiro lançamento de 19,32 metros, bem acima dos 18,60 m para a qualificação direta, assegurou desde logo o apuramento e primeiro lugar da qualificação, prescindido dos dois lançamentos restantes.
Mais ‘apertada’ foi a qualificação de Inchude, cujo segundo lançamento de 17,64 lhe conferiu o 11.º lugar, ficando assim integrada nas 12 apuradas para a final de hoje, que está agendada para as 19:38 (horas portuguesas).
Na mesma prova, mas em masculinos, Tsanko Arnaudov não se encontrou no caminho para a final. Com um lançamento de 19,42 metros na sua primeira tentativa, que o deixava provisoriamente dentro dos 12 qualificados, Arnaudov não conseguiu melhorar a marca e fez dois lançamentos nulos nas tentativas seguintes, acabando por ser ultrapassado, o que lhe conferiu um 18.º lugar global, nono da sua série.
Nas provas de 100 metros, Carlos Nascimento e Lorene Bazolo asseguraram a sua presença nas meias-finais. Carlos Nascimento beneficiou do facto de ter competido na série mais rápida, pois o seu quarto tempo posicionou-o nos lugares de qualificação, cortando a meta em 10,33 segundos. As meias-finais realizam-se amanhã, às 19:05, horas de Lisboa, sendo que a final será mais tarde, às 21:15.
Quanto a Lorene Bazolo, foi segunda classificada na sua eliminatória com o tempo de 11,48 segundos. As meias-finais dos 100 metros femininos estão agendadas para as 19:35 (horas portuguesas) de terça-feira, com a final agendada também para terça-feira, às 21:25.