Diário de Munique’22 – Final dos Campeonatos sem surpresas

FPA Geral Munique'22 Notícias

21 Ago, 2022
olimpia-barbosa

Munique (ALE) – Terminaram hoje os Campeonatos Europeus de Atletismo, com Olímpia Barbosa a fechar na meia-final dos 100 m barreiras em oitavo e Samuel Barata a não acabar a prova de 10 000 m

A primeira a entrar em prova foi Olímpia Barbosa alinhou na meia-final dos 100 metros barreiras, terminando em oitavo lugar, em 13,57 segundos. A atleta, que até partiu bem, deu um toque na segunda barreira, desequilibrou-se, felizmente não tombou, mas ficou completamente fora do ritmo correto.

“Hoje competiram as primeiras do ranking e as marcas refletem isso. Quanto a mim, para grande tristeza minha, tive um desequilíbrio enorme na segunda barreira e saí completamente da corrida, apesar de ter partido bem. Ainda bem que não tombei, mas infelizmente foi o que aconteceu”, refere a atleta.

Para ela, a sua prestação nestes Europeus “foi positiva, pois passar à meia-final foi muito importante para mim, mas queria ter feito muito melhor, a rondar ou a melhorar o meu recorde pessoal. Como tinha dito ontem, esta é uma prova imprevisível, mas estou contente por ter chegado a este patamar”, concluiu.

Quanto a Samuel Barata, entrou muito bem na corrida de 10 000 metros, mas o ritmo estava elevado e ele abrandou um pouco para ficar mais confortável. Depois dos seis quilómetros, agarrado ao estômago, o português abandonou a prova.

“Ainda sinto um aperto no estômago”, referiu o atleta, longe da zona mista, com a companhia do médico. “Nunca me sucedeu nada semelhante, hoje fui-me sentindo cada vez pior, a cada volta apertava mais a dor e chegou um momento em que já não era possível suportar mais”, afirmou o atleta, visivelmente consternado. “Foram horas, semanas e meses de trabalho, para poder estar aqui na melhor forma, sentia-me bem fisicamente, e estou muito desiludido. Sei que não vinha aqui para lutar pelo top-5, eles têm melhor marca que eu, mas sentia-me em condições para estar no grupo e lutar por um lugar honroso. Infelizmente não foi assim e estou muito triste”.

A jornada, com várias finais, fica marcada pela maior assistência dos campeonatos, que acabaram dominados pela equipa anfitriã.

Partilhar